Governo aumenta em mais de 1.000% o número de alunos matriculados em cursos profissionalizantes
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) vem dando continuidade aos processos seletivos que preencherão vagas nas escolas públicas estaduais de ensino profissionalizante. No dia 13 de março é a vez do Centro Estadual de Educação Profissional Dom José Brandão de Castro, que fica localizado no município de Poço Redondo. Estão sendo ofertadas 120 vagas, das quais 60 são para o curso de Agroindústria e 60 para o curso de Agropecuária. As provas acontecerão no horário das 9h às 13h, na sede da própria instituição.
“Estamos levando a educação profissionalizante para várias regiões do estado. A meta do governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação, é melhorar a empregabilidade dos jovens e as condições de sustentabilidade na comunidade onde eles estão inseridos”, afirmou a chefe do Serviço de Educação Profissional (Sepro) da Seed, professora Rivânia Andrade.
Ela disse que neste ano de 2011 foram abertas mais 656 vagas de matrículas, além dos 2.586 alunos que já se encontram matriculados nos diversos cursos ofertados. Em 2007 existiam apenas 213 alunos matriculados em cursos profissionalizantes ofertados pelo Governo de Sergipe. “Foi um aumento de 1.214% no número de alunos matriculados”, comemorou.
No último dia 6 de fevereiro foi realizado o processo de seleção para o preenchimento de vagas no Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco, em Neópolis. Na ocasião, 254 candidatos concorreram as 90 vagas do curso de Agroindústria. Essa unidade deverá receber até o final do ano um novo curso: o de Técnico de Alimentos. O projeto está sendo elaborado pela Secretaria de Estado da Educação e logo após seguirá para o Conselho Estadual de Educação a fim de ser aprovado.
O José Figueiredo Barreto, escola profissionalizante localizada em Aracaju, realizou no mês de setembro passado o processo seletivo para os módulos referentes ao segundo semestre de 2010 e primeiro semestre de 2011. Essa instituição oferece os cursos de Restaurante e Bar, Informática/Rede de Computadores e Serviços de Condomínio.
Ladeirinhas
Na Escola Família Agrícola de Ladeirinhas, situada no povoado Ladeirinhas, município de Japoatã, a Seed promoverá um novo processo seletivo a partir do segundo semestre de 2011 e ofertará mais 20 vagas para o curso de Agropecuária. A escola, que funciona por meio de comodato com a Seed, conta atualmente com 120 jovens da localidade cursando o ensino técnico.
O Serviço de Educação Profissional da Seed ainda é responsável pela realização dos processos seletivos do Conservatório de Música de Sergipe. A seleção do Conservatório, que em 2011 aconteceu no período de 3 a 5 de janeiro, contou com a participação de 2 mil candidatos que concorreram a 56 vagas.
Sustentabilidade
Segundo Rivânia Andrade, os cursos são definidos em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico da Ciência, da Tecnologia e do Turismo com base nos arranjos produtivos. “É pesquisado o potencial de cada lugar antes de definirmos o tipo de curso que poderemos ofertar em determinada região”, explicou a chefe do Sepro.
E-TEC Brasil
Outros cursos profissionalizantes estão sendo levados a alunos da rede pública estadual de Sergipe por meio de parceria com o Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (E-TEC Brasil), do Ministério da Educação (MEC). O objetivo do programa, que é realizado na modalidade a distância, é possibilitar o acesso dos cursos técnicos às regiões distantes, das instituições de ensino técnico e à periferia das grandes cidades brasileiras, incentivando os jovens a concluírem o ensino médio com uma formação profissional que os capacite a ingressar no mundo do trabalho.
O estado de Sergipe possui 11 polos do E-TEC em funcionamento. São três em Aracaju e oito no interior do estado. Os da capital estão funcionando nos colégios estaduais João Alves Filho, Gonçalo Rollemberg Leite e no Centro Profissionalizante José Figueiredo Barreto. No interior, eles estão distribuídos entre os municípios de Itabaiana, Capela, Canindé do São Francisco, Lagarto, Nossa Senhora das Dores, São Cristóvão e Estância.
O programa em Sergipe oferece os cursos de ensino técnico em Gestão Pública, Eventos, Informática, Secretariado e Atividades Comerciais.
“Estamos trabalhando para criar novos polos nos municípios de Itabi, Simão Dias, Neópolis, Riachuelo, Santa Rosa de Lima, Ribeirópolis, Boquim, Maruim e nos colégios Médici e Marco Maciel, em Aracaju. A realização para esses exames de seleção está prevista para acontecer no segundo semestre de 2011”, adiantou a professora Rivânia Andrade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governo aumenta em mais de 1.000% o número de alunos matriculados em cursos profissionalizantes – Centro Profissionalizante José Figueiredo Barreto/Fotos: Ascom/Seed