[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quinta-feira, 10, às 9h o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) reabrirá o serviço de ‘braquiterapia’. O serviço, que estava desativado por motivos técnicos, foi estruturado com equipamentos de alta tecnologia e agora passa a ser o único do estado. A abertura contará com a presença do físico-médico Homero Lavieri Martins, considerado referência em radioterapia na América Latina.

Avanços

Hoje no mercado, o custo do equipamento de braquiterapia é avaliado em aproximadamente U$ 600 mil. Para garantir um atendimento de qualidade aos usuários SUS, profissionais de enfermagem foram capacitados no ‘Hospital da Liga Norte Riograndense contra o câncer’. Ao todo, o serviço vai contar com a atuação de quatro físicos-médicos, cinco médicos radioterapeutas além dos enfermeiros da unidade.

O que é

Braquiterapia é uma modalidade de tratamento em que doses de radiação são liberadas para atacar as células tumorais, tentando-se evitar que células sadias sejam afetadas. O transporte da ‘fonte de radiação’ é feito através de um ‘cabo-guia’, que é introduzido pelo canal vaginal da paciente. O tratamento é específico para o câncer diagnosticado no colo do útero.

Serviço

O quê: Reabertura do serviço de ‘braquiterapia’

Quando: Nesta quinta-feira, 10, às 9h

Onde: No Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse)

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.