[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O novo sistema do Cadastro Único (CadÚnico) para os programas sociais do Governo Federal estará em funcionamento daqui há 40 dias em Sergipe. Nesta quarta-feira, 9, termina o curso de capacitação da nova versão do sistema 7.13, que passar a funcionar online para oferecer mais agilidade e segurança no envio de informações.

O coordenador Estadual do CadÚnico, José Carlos Ferreira Passos, explicou que, atualmente, ao enviar os dados das famílias que se inscrevem no CadÚnico para, por exemplo, receber o benefício do Bolsa Família, o município demora no máximo duas semanas para receber uma confirmação de recebimento dos dados por parte da Caixa Econômica Federal (CEF).

Depois da mudança, que deve acontecer a partir da segunda quinzena de março, esse envio-recebimento dos dados acontecerá na mesma hora, agilizando a inclusão, atualização e manutenção do CadÚnico.

Para Carlos Passos, o novo sistema proporcionará mais agilidade aos programas sociais, uma vez que um banco de dados online facilita o acesso às informações importantes. Ele afirmou também que o CadÚnico versão 7.13 traz vantagens para os beneficiários.

“Agora, com a nova versão, o retorno dos dados informados serão automáticos. Isso se dá porque os municípios serão ligados diretamente com a base nacional (Base Única) do Cadúnico. Além disso, ao término do novo cadastro será emitido um comprovante de cadastro, devidamente assinado pelo setor responsável da prefeitura, comprovando ato de inserção de dados cadastrais inseridos dentro do aplicativo”.

CadÚnico
 
O Cadastro Único é um instrumento de coleta de dados e informações que visa a identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo per capita ou de até três salários mínimos por família.

O Governo Federal utiliza o CadÚnico para identificar os potenciais beneficiários dos programas sociais, como o Bolsa Família, Programa Minha Casa Minha Vida, ProJovem Adolescente, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção na Taxa de Inscrição de Concursos Públicos, Carteira do Idoso, Restaurante Popular, entre outros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.