Público e artistas aprovam a Arena Multicultural no Verão Sergipe 2011
Música sergipana de qualidade. Essa é a expressão que melhor define a programação da Arena Multicultural neste sábado, 5, segunda e última noite do Verão Sergipe 2011. A iniciativa do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em promover, pelo segundo ano seguido, o espaço exclusivo aos artistas sergipanos, agradou em cheio a classe.
A arena, que busca valorizar o artista dentro do eixo de incentivo à circulação dos músicos, apresentou bandas que buscam reconhecimento no meio artístico, e que foram selecionadas pela Secult através de um edital. O processo seletivo foi construído de forma democrática com a sociedade, através de uma ação inédita da secretaria, que buscou formatar a programação da Arena com os representantes da classe artística musical, através do Fórum Música Sergipe. O espaço conta com patrocínio da Azaléia, reforçando a participação da iniciativa privada em eventos culturais do Estado.
Radiante com a festa, a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, falou do incentivo que está sendo dado pela Secult aos músicos sergipanos e das oportunidades que podem surgir para esses artistas a partir do Verão Sergipe. “O sucesso da Arena Multicultural é o resultado de um trabalho que está sendo realizado pelo Fórum Música Sergipe e que a Secretaria de Cultura apóia, assim como a Fundação Aperipê. É um trabalho de formação de público para a música sergipana. Importante ressaltar que quando nós montamos um palco como este e vemos as pessoas se deslocando até lá, significa que este trabalho está fazendo efeito e que, cada vez mais, a música produzida em Sergipe ocupa um espaço no coração dos sergipanos”, declarou a secretária.
Bandas
Entre as bandas que fizeram a festa, estão Cataluzes e Lacertae: grupos com estilos diferentes, mas que honram, e muito, a música sergipana. Abrindo a noite, a Cataluzes encantou o público com canções conhecidas do público e finalizou e sua apresentação com a música mais conhecida da banda, ‘Cheiro da Terra’, um verdadeiro hino da cidade de Aracaju, que cativa o público por sua sonoridade marcante. Nos versos da música, sergipanos e turistas se deliciaram e cantaram junto com o grupo os versos da canção.
“Para nós do Cataluzes é uma honra estar neste palco, estamos muitos satisfeitos e felizes com o show. Penso que o público aprovou e cantou junto conosco nossas canções. Sem dúvidas, este trabalho realizado no Verão Sergipe deve permanecer e continuar com essa arena maravilhosa para os músicos sergipanos”, aprovou o vocalista do grupo, Cláudio Miguel.
A segunda banda da noite foi a Lacertae. Natural da cidade de Lagarto, o grupo é formado pela dupla Deon Costa (Guitarras e Vocal) e Aldemir Tacer (Efeitos, Zabumba, Berimbau e Bateria). A dupla surgiu em 1991, e, de lá para cá, trabalham diferentes ritmos do rock, com influências da bossa nova e capoeira, misturadas, ainda, às sonoridades de Jimi Hendrix, Hermeto Pascoal e Tom Zé.
“Cada evento tem sua marca, e o Verão Sergipe já remete a esse cuidado que há com os músicos locais, então, para nós da Lacertae, estar presente nesta programação é um prazer imenso, principalmente por ser aqui na Caueira, que é um local muito querido por nós lagartenses. Estou muito feliz com o acolhimento do público e pela estrutura da festa. Espero voltar muitas outras vezes a este palco”, comemorou o vocalista da banda, Deon Costa.
Para coroar a Arena Multicultural, duas bandas que trabalham o rock se apresentaram para aqueles que ficaram até o fim da programação. ‘Os Mamutes’ entraram no palco cantando grandes sucessos e levando a multidão ao delírio. A banda fundada em 2005 apresentou-se pela primeira vez na festa e contagiou o público que lotou o espaço. “O show foi muito bom e o que vale é ver a multidão cantando conosco e nos aplaudindo. Acredito que este trabalho realizado aqui na Arena é muitíssimo importante, pois cria espaço para nós, artistas da terra, nos apresentarmos”, completou o vocalista do grupo, Karl.
A quarta e última banda a se apresentar foi ‘Elvis Boamorte e os Boas Vidas’. O grupo, que em suas canções mesclam influências do rock às cirandas populares, atraiu jovens e adultos para curtir uma das últimas apresentações do Verão Sergipe 2011. “Temos dois anos de carreira e é a primeira vez que chegamos ao Verão Sergipe. Estamos muito felizes por termos sido aprovados neste edital, que sem dúvida foi realizado de forma extremamente democrática. Esta é uma das melhores formas de abrir espaço para nós, músicos, através de processos seletivos justos e que só tendem a trazer bons frutos para todos nós”, ressaltou Elvis.
Aprovação total
Entre o público, a sensação já era de nostalgia e saudade. Milhares de pessoas acompanharam de perto as apresentações das bandas sergipanas e aplaudiram bastante os conterrâneos.
A técnica em segurança no trabalho, Marisa Carolina, por exemplo, prestigiou o primeiro dia de festa e fez questão de comparecer ao segundo. A jovem, que curtiu todo o show da banda Lacertae, se mostrou muito feliz com o que viu. “Sempre curto as bandas sergipanas na Rua da Cultura, e não poderia deixar de prestigiá-las aqui no Verão Sergipe”, afirmou a paulista, que mora há três anos em Aracaju.
Já o casal de baianos Carlos Santana e Laudicéia Figueiredo chegaram cedo e curtiram o show da banda Cataluzes. Para o casal, que está passando o fim de semana nas praias sergipanas, a programação está muito boa, com bandas conhecidas nacionalmente e boas surpresas da música local. “Já havia ouvido falar na banda Cataluzes e estou gostando muito do que estou vendo. É a primeira vez que viemos para essa festa, e sempre que possível voltaremos aqui”, ressaltou Carlos.
O sociólogo Sílvio Alves, assistia atento a cada apresentação. Aprovou a programação da Arena Multicultural, parabenizando a Secult pela seleção realizada através de um edital. “A programação como todo está muito boa, e este espaço dedicado ao artista da terra é muito importante. A idéia de valorizar o artista local é extremamente valorosa”, ressaltou.
Além das oito bandas que se revezaram na Arena Multicultural durante os dois dias de festa, o Verão Sergipe 2011 contou ainda com a participação da banda Alapada e da cantora Patrícia Polayne no palco principal.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Público e artistas aprovam a Arena Multicultural no Verão Sergipe 2011 – O casal de baianos Carlos Santana e Laudicéia Figueiredo