Técnicos da Saúde discutem resultados do Pacto da Atenção Básica 2010
Os técnicos da Diretoria Estadual de Atenção Básica à Saúde se reuniram nesta quinta-feira, 27, numa oficina de análise dos indicadores do Pacto da Atenção Básica – Ano 2010 em Sergipe. A reunião, que segue até o final desta tarde, pretende avaliar o desempenho dos 16 indicadores do pacto nas áreas de Saúde Bucal, do Idoso, da Criança, da Mulher e do Adulto, entre outras.
“Enquanto Estado, vamos verificar os números por regiões e por municípios também, para certificarmos o que deu certo nas cidades, bem como os entraves que atrapalharam o cumprimento de algumas metas”, explicou Rosana Reis, diretora interina da Atenção Básica da SES.
Segundo a gestora, o pacto é um trabalho de integração entre os três núcleos da Atenção Básica do Estado: o de Apoio Institucional ao Programa de Saúde da Família, o de Ações Programáticas que envolvem as áreas técnicas e o Núcleo de Monitoramento e Avaliação, do qual a oficina faz parte.
Resultado
De acordo com Stella Gouvea, referência técnica da área de Hipertensão e Diabetes, o resultado da oficina irá fornecer subsídios para trabalhar com os municípios. “A partir daí, também vamos fazer o planejamento para 2011, pois para o Ministério da Saúde o ano de 2010 ainda não fechou. Algumas ações são finalizadas em janeiro, outras em fevereiro e outras somente em março”.
Rosana Reis completou que o resultado da oficina será apresentado ao secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, para que ele defina quais ações devem ser disparadas para resolver os problemas encontrados. “Enfim, esta avaliação reflete o processo de trabalho para resolver os problemas apontados”, ressaltou.
Dentre os indicadores estão a visita do agente domiciliar, onde serão avaliados os impactos desta ação; a taxa de internação por Acidente Vascular Cerebral (AVC); e a mortalidade materna e infantil, o número de óbitos em menores de um ano de idade e se houve acompanhamento das mães através do pré-natal.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Técnicos da Saúde discutem resultados do Pacto da Atenção Básica 2010 – Fotos: Wellington Barreto