Bloco da Prevenção desfila no Pré-Caju na noite desta quinta-feira
O Bloco da Prevenção desfila no Pré-Caju nesta quinta-feira, 20, a partir das 20h, e o cantor Luiz Caldas é a grande atração. A concentração será a partir das 17h em frente ao bar João do Alho, na avenida Beira Mar. Foram entregues quatro mil abadás aos servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), às organizações não governamentais que lidam com soropositivos, aos parceiros e às pessoas solidárias que trocaram os kits por alimentos.
Segundo o médico e gerente do Programa Estadual de DST/Aids, Almir Santana, durante o percurso do Bloco da Prevenção na avenida, o camisildo e o carro de apoio vão disponibilizar 50 mil preservativos. “Este ano, as camisinhas não serão distribuídas entre os foliões. Aqueles que tiverem interesse devem ir até o camisildo ou carro de apoio”, explicou, acrescentando que a medida visa evitar o desperdício e garantir que a camisinha chegue às mãos de quem realmente vai utilizá-la.
Almir Santana informou que também haverá dentro do bloco o apoio do Trenzinho da Prevenção – para as pessoas idosas e com dificuldade de locomoção – e ainda uma ambulância para atendimento médico caso ocorra alguma ocorrência.
Ampliação
Neste ano, o Bloco da Prevenção já vai contar com a integração das Secretarias de Estado da Educação (Seed), Comunicação Social (Secom), Esporte e Lazer (Seel) e Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides). Também conta com o patrocínio da rede GBarbosa, Banco do Estado de Sergipe (Banese) e Petrobras.
“Nós vamos alertar contra o abuso sexual e a violência, principalmente em crianças, contra o uso de anabolizantes e o crack, e ainda a prevenção de acidentes devido ao uso abusivo de bebidas alcoólicas”, informou o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães.
Recomendações
De acordo com Almir Santana, somente terá acesso ao bloco a pessoa que estiver devidamente uniformizada e deve-se evitar rasgar a camisa durante o desfile. As pessoas que utilizarem lança-perfume, loló e outras drogas ilegais serão afastadas do bloco. “Loló e lança-perfume são drogas que modificam o comportamento, contribuindo para atos de violência e o não uso da camisinha nas relações sexuais, por isso é aconselhável não utilizá-las”, alertou.
Durante o desfile, deve-se também evitar o uso de recipientes de vidro. Os foliões que apresentarem armas ou instrumentos que possam ser utilizados como armas (lâminas, estiletes etc.) serão afastados do bloco e entregues à polícia. “Os atos de violência serão contidos pelos homens da segurança, que estarão atentos a toda movimentação dentro do bloco”, reforçou o médico.
O gerente pede aos participantes do bloco e foliões de um modo geral, que não façam da camisinha um balão. “Ela é um instrumento sério de prevenção e não uma brincadeira, sem contar que ainda tem um custo financeiro alto para o país”, concluiu Almir Santana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Bloco da Prevenção desfila no PréCaju na noite desta quintafeira – Foto: Fabiana Costa