[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promove nesta segunda-feira, 18, a primeira reunião estadual do Programa Um Computador por Aluno (UCA). Realizada no auditório do complexo administrativo da Seed, o encontro teve início às 9h e prosseguirá até o final da tarde. Participam representantes da Universidade Federal de Sergipe e técnicos da Seed responsáveis pela coordenação do programa no estado, além de diretores e professores que atuam nas escolas públicas beneficiadas com o Projeto UCA. O objetivo é avaliar as ações do programa ao longo do ano letivo de 2010 e definir estratégias para 2011.

O UCA é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de levar a inovação tecnológica para todas as escolas públicas do país. Em Sergipe, 535 professores estão sendo capacitados com a estimativa de atender a 6.985 alunos. Em Sergipe o programa foi lançado no Colégio Estadual Carlos Firpo, no município da Barra dos Coqueiros, no dia 13 de agosto de 2010.

O coordenador estadual do programa e coordenador de Informática da Secretaria de Estado da Educação (Seed), professor Everton Siqueira, afirmou que o governo estadual está pensando em ampliar o programa para outros municípios, mas será preciso, inicialmente, fortalecer a estrutura física das escolas beneficiadas.

Além da Barra dos Coqueiros, que teve o programa implantado com a parceria do Ministério da Educação (MEC), os municípios de Santa Luzia do Itanhy, Simão Dias, Capela, Tobias Barreto, Poço Verde, Itabaiana, Moita Bonita e Nossa Senhora da Glória já possuem escolas com o UCA sob a responsabilidade do governo do estado. O UCA Total é de responsabilidade do MEC, e o UCA Sergipe, da Seed. Um atende a todos os alunos de todas as escolas. O outro, ainda em fase de implantação, atende todos os alunos de uma determinada escola pública do município.

Reunião

De acordo com a pauta da reunião, os temas a serem abordados no decorrer do dia são: avaliação da formação recebida pelos professores; orientação para inclusão do UCA no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas; práticas pedagógicas para uso dos laptops em sala de aula e o que mais ocorrer. Professores doutores da UFS, que atuam na coordenação do programa, a exemplo da professora doutora Divanuzia do Nascimento Souza, está entre os participantes da reunião.

Na ocasião, a professora Divanuzia destacou alguns pontos do programa. Ela considerou como positiva a ação do governo de levar aos alunos de escolas públicas equipamentos e internet. “Esse equipamento é para ser usado com um livro didático, tanto na sua utilização diária como nos cuidados com a manutenção”, disse a professora, ao lembrar que os laptops deverão ser devolvidos à escola no final de cada ano para serem usados por outros alunos.

As ações do programa estão sendo bem recebidas nas escolas. A diretoria do Colégio Carlos Firpo, professora Cremilda Ferreira, comemora o fato da unidade de ensino ter sido a primeira a instalar o programa. “Este programa está em todo o município, beneficiando todos os alunos da escola pública. É uma maravilha, aumentou a participação deles nas atividades escolares”, garantiu a diretora.

Em Simão Dias, na Escola Estadual João de Matos Carvalho, o programa também foi instalado. De acordo com a coordenadora do UCA na unidade de ensino, professora Vera Lúcia Ribeiro, depois dessa iniciativa houve uma considerável melhoria no comportamento dos alunos. “Eles estão mais interessados, empolgados”, assegurou Vera Lúcia.

Programa UCA

O UCA é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de levar a inovação tecnológica para todas as escolas do país. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), providenciou toda a infraestrutura e segurança nas escolas para que o projeto se torne uma referência. “Sergipe tem o grande desafio de mostrar que o uso das novas tecnologias, associado à capacitação e motivação de professores e alunos, provocará um salto na qualificação da educação. Por isso, o governo abraçou essa causa e apoiou de forma incondicional o lançamento do UCA no estado”, disse o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas.

O critério para implantação do projeto em um determinado município era que ele tivesse aproximadamente 3 mil alunos em toda a rede pública, além de espaço físico adequado e viabilidade técnica. A Barra dos Coqueiros, por exemplo, onde o UCA foi implantado inicialmente, possui um total de 3.670 alunos matriculados no ensino básico em escolas da rede pública e 180 professores lecionando. Todos eles serão contemplados com os laptops.

Os computadores portáteis utilizados pelo programa foram desenhados a partir de padrões estabelecidos pelo Inmetro. Através de uma licitação realizada nacionalmente, o modelo apresentado foi o vencedor e virá adaptado com sistemas de segurança que impedem o funcionamento do equipamento após um determinado prazo sem a conexão com a rede física da escola, além de um bloqueio do sistema operacional para acesso a páginas de conteúdo inadequado à proposta educacional.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.