Estudantes do projeto Mídia Jovem visitam a Fundação Aperipê
Vivenciar na prática o que se aprende na teoria é uma das melhores formas de reforçar o conhecimento. Em busca dessa vivência prática, um grupo de 14 adolescentes do projeto ‘Mídia Jovem’, do bairro Santa Maria, visitou a Fundação Aperipê (Fundap) nesta sexta-feira, 14. Os estudantes, que participam de uma oficina de rádio pelo projeto, foram recepcionados pelo diretor da Aperipê FM, Edézio Aragão, que apresentou o prédio onde funcionam as rádios AM e FM, além de outros setores da fundação.
A visita monitorada passou pelos estúdios e anexos das rádios Aperipê AM e FM, pelo departamento de marketing, pela assessoria de comunicação e pelo gabinete da Fundap. Ao final da visita, os adolescentes participaram de um debate no auditório da fundação, com a presença de Aragão, do diretor de marketing, Aldanny Rezende, além do diretor da rádio Aperipê AM, Mário Sérgio Félix. O objetivo do debate foi discutir o papel de uma emissora pública de rádio e a sua influência na sociedade. Logo após o debate, os jovens fizeram um exercício em grupo, entrevistando alguns profissionais da fundação.
O passeio teve um significado especial para os estudantes que demonstraram entusiasmo com toda a funcionalidade e receptividade da Fundap. “Eu nunca tinha vindo aqui e nem imaginava como seria uma rádio na prática. Achei tudo muito proveitoso, principalmente a forma como os profissionais apresentaram suas funções”, comentou o estudante Humberto Gomes, de 16 anos.
Para a estudante Samira Caduda, também de 16 anos, a experiência foi gratificante. “Eu já conhecia um estúdio de TV, mas o de rádio é bem diferente. Foi muito importante para mim essa oportunidade de conhecer, na prática, como funciona uma rádio de verdade. Aqui estamos visualizando o que costumamos ouvir na sala de aula”, comentou.
Mídia Jovem
O ‘Mídia Jovem’ é um projeto do Instituto Recriando em parceria com a Secretaria de Estado da Comunicação. A iniciativa busca a inclusão social e tem como desafio desenvolver estratégias que promovam uma comunicação social participativa. O projeto tem buscado a integração da sociedade sergipana na construção de uma política pública de comunicação. Direcionado aos adolescentes de comunidades carentes no estado de Sergipe, o projeto realiza oficinas e debates que associam a comunicação aos mais diversos temas.
Para o diretor da FM, Edézio Aragão, a visita do Mídia Jovem às instalações da Fundação Aperipê é importante para ambas as partes. “O projeto trabalha com comunicação. Abrir as portas para esses jovens conhecerem o trabalho da fundação é uma forma de ajudá-los a aprofundar as discussões desenvolvidas em sala de aula. E como estamos falando de uma emissora pública de rádio, eles têm o direito de reivindicar esse espaço”, ressaltou Aragão.
A coordenadora de mídia do projeto, Débora Melo, acrescenta que atividades como essa não se encerram quando termina a visita, por exemplo.“Através do passeio e do debate que tivemos aqui é que esses jovens vão descobrir o que vão construir daqui para frente, com suas próprias ferramentas, além de trazer a discussão para o universo deles”, finaliza a coordenadora.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estudantes do projeto Mídia Jovem visitam a Fundação Aperipê – Fotos: Ascom/Aperipê