[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realiza desde a última segunda-feira, 10, um curso de capacitação profissional e cidadã para cinco mil produtores de laranja beneficiados pelo programa de transferência de renda “Mão Amiga”. O curso consiste em fornecer aos produtores aulas de alfabetização alternativa, capacitação nas áreas de saúde, meio ambiente, cidadania e segurança alimentar.

A capacitação é a contrapartida exigida ao beneficiário para integrar o Programa. Recebem qualificação profissional os produtores das cidades de Pedrinhas, Salgado, Indiaroba, Umbaúba, Boquim, Lagarto, Itabaianinha, Itaporanga, Estância, Santa Luzia do Itanhy, Arauá, Tomar do Geru, Cristinápolis e Riachão do Dantas. Os alunos ganham material didático e certificado de conclusão de curso.

No município de Lagarto, a capacitação acontece para 12 turmas nos  povoados Colônia Treze e Brasília. A aluna do curso e beneficiária do “Mão Amiga”, Luciene da Silva, 32 anos, destaca a importância do aprendizado. “Estou recebendo a capacitação pela segunda vez e faço questão de participar das aulas. Como sou catadora de laranja, preciso saber dos perigos causados pelos agrotóxicos, além da importância de manter uma boa higiene pessoal”, ressalta a aluna.

A iniciativa é executada pela Seides em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), que é responsável por realizar a contratação da empresa especializada em cursos de qualificação profissional. As oficinas são ministradas para aproximadamente 200 turmas, três vezes por semana, e acontecem em oito  módulos: higiene pessoal, formação de pragueiros, fruticultura, horticultura, farmácia viva, agroecologia, comercialização e marketing agrícola, além de cooperativismo, associativismo e empreendedorismo.

De acordo com o instrutor do curso, Alexandre Magno, as aulas acontecem de forma didática, mas com bastante dinamismo. “Como a maioria dos nossos alunos não é alfabetizada, precisamos passar os conhecimentos de forma lúdica e com expressões fáceis para não dificultar o aprendizado. Trabalhamos uma educação contextualizada, trocando experiência dentro da sala de aula”, explica. O catador de laranja Ednelson Lima, 25 anos, diz que as informações aprendidas no curso são fundamentais para o seu trabalho. “Hoje tenho noção de como combater as pragas em minha plantação. A cada dia saio mais satisfeito com as aulas”.

O valor investido pela Seides é de R$ 1.185.000,00, com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). O assessor técnico da Secretaria de Inclusão, Melquiades Freitas, relata que o “Mão Amiga” requalifica o trabalhador. “Além do beneficio, o programa capacita e profissionaliza os catadores da laranja gratuitamente. Com a capacitação, é possível  que os trabalhadores consigam melhores empregos”.

Programa

O ‘Mão Amiga’ beneficia o trabalhador rural com R$ 190 mensais durante os quatro meses da entressafra, que vai de novembro a fevereiro. Para receber o benefício, o trabalhador rural deve atender a três critérios básicos: estar inscrito no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e pertencer a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza, além de residir no município contemplado pelo Programa.

Implantado pelo Governo de Sergipe, através da Lei 6.697 de 1º de outubro de 2009, o programa minimiza os efeitos da entressafra sobre os trabalhadores rurais e promove a participação deles em cursos de qualificação profissional, alfabetização e cuidados com a saúde pessoal e coletiva, melhorando efetivamente a sua qualidade de vida.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.