Governador Marcelo Déda prestigia posse de nova diretoria do Sebrae
Em solenidade acompanhada por diversos representantes do microempreendedorismo de Sergipe e de outros estados, o governador Marcelo Déda prestigiou a posse do novo corpo diretivo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae) para o quadriênio 2011/2014. Realizado na noite desta quinta-feira, 13, no auditório da entidade, o evento assinalou a condução do empresário e ex-presidente da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), Lauro Vasconcelos, à superintendência do órgão, assim como a investidura do também empresário Antônio Carlos Araújo na presidência do Conselho Deliberativo.
Complementam a nova equipe administrativa o ex-superintendente Emanoel Sobral, que ocupará a Diretoria Técnica, e Marcelo Farias Barreto, que ficará encarregado da Diretoria Administrativo-Financeira. A ocupação dos cargos foi definida por meio de pleito realizado no dia 24 de novembro de 2010. A solenidade marcou ainda a posse dos 30 membros (15 titulares e 15 suplentes) do Conselho Deliberativo e dos seis representantes do Conselho Fiscal.
Na oportunidade, o governador frisou a integração estabelecida entre o Sebrae e o Estado na última gestão do órgão. “Quero destacar a imensa contribuição que foi dada pelo Sebrae ao Governo de Sergipe nos últimos dois anos. Foi nesse período que se entendeu que a entidade foi construída para articular os setores produtivos com o setor público em favor da micro e da pequena empresa. Não há como se conceber um Sebrae em conflito com o Governo do Estado. E desde já quero agradecer a Emanoel pela parceria e pela contribuição a Sergipe no tempo em que esteve à frente desta instituição. Também quero dizer ao novo superintendente Lauro, a quem também agradeço por ter estado à frente da Jucese, que o Governo estará à sua disposição para o que for necessário”, disse.
Déda também enumerou algumas das ações que constituíram a integração entre a administração estadual e a entidade de apoio às microempresas. “O Governo do Estado tem no Sebrae um extraordinário parceiro. Através da nossa Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, buscamos construir programas e projetos em parceria com o governo federal para estimular as exportações do pequeno empreendedor e qualificá-lo a conhecer e disputar o mercado internacional, aumentando a competitividade do setor na economia sergipana e ajudando Sergipe a aumentar sua própria competitividade no âmbito econômico do Nordeste e do Brasil”.
O governador ainda exaltou diversas ações do Governo do Estado executadas em benefício das micro e pequenas empresas. “Sergipe é um estado que tem justamente no micro e no pequeno empresário as primeiras referências da organização da sua economia. E nos primeiros quatro anos de mandato, nosso governo cumpriu um papel pioneiro para consolidar o setor, renovando nossa legislação, incorporando integralmente as diretrizes do estatuto à legislação do ICMS e buscando fazer das compras públicas uma ferramenta indispensável ao fortalecimento do microempreendedorismo. Quando aprovamos em 2007 a adequação do estatuto da micro e pequena empresa, apenas o Paraná havia investido nesse processo. E a partir da preferência concedida às pequenas empresas nas compras públicas, testemunhamos o setor sair de 6% da fatia de compras do Estado de Sergipe em 2007 para revolucionários 60%. Tudo dentro da aplicação da lei a que me refiro”.
Legítimos representantes
O ex-superintendente Emanoel Sobral, que também integrará a composição administrativa do Sebrae na Diretoria Técnica, enumerou as ações desenvolvidas em seus dois anos à frente da instituição, enfatizando, dentre as conquistas mais relevantes, a elevação do status da entidade sergipana diante do sistema Sebrae nacional. “Tudo o que fizemos só foi possível graças à excelência do nosso corpo funcional, à sintonia do atual colegiado executivo e ao relacionamento respeitoso com o Conselho Deliberativo estadual. E a prática de vida e a postura empresarial do agora empossado superintendente Lauro e do presidente Antônio Carlos nos dão a certeza de que a trilha de sucesso da instituição haverá de ser continuada”, declarou.
O superintendente empossado Lauro Vasconcelos, por sua vez, frisou o ineditismo de uma diretoria de Sebrae sergipana liderada por microempresários. “Eu e Antônio Carlos, por sermos proprietários de pequenos negócios, podemos ser considerados legítimos representantes dos micro e pequenos empresários. Isso não quer dizer que os dirigentes anteriores não realizaram um grande trabalho. Mas creio que a experiência e a vivência de quem está do outro lado, de quem conhece as dificuldades e o dia-a-dia do empreendedor, podem fazer a diferença. E minha maneira de trabalhar se resume em manter as portas sempre abertas para qualquer instituição, venha de onde vier. Esperamos desenvolver um bom trabalho aqui”.
O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, Jorge Santana, ressaltou o engajamento do Estado na busca por mais fomento aos pequenos negócios e deu votos de boa sorte à nova gestão. “Até 2006, Sergipe não tinha uma política pública de apoio à microempresa. O Sebrae atuava sozinho, isolado e desarticulado de políticas de governo. Mas no meio de 2007 o governador anunciou uma das mais ousadas políticas de desoneração tributária do país. Sergipe virou referência nacional em compras públicas para a pequena empresa, e, a partir disso, é possível vislumbrar as imensas oportunidades de parcerias que se abrem entre o Governo e o Sebrae. Parcerias que avançaram muito principalmente a partir de 2009, com uma nova diretoria. E agora, com Lauro Vasconcelos à frente, acreditamos que ainda mais passos poderão ser dados. Desejo sucesso a todos aqueles que irão conduzir esta instituição a partir de agora”.
Biografias
Lauro Aurélio Vieira Sampaio Vasconcelos, 54 anos, é aracajuano. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe, foi presidente da Associação de Lojistas do Shopping Riomar, membro do Conselho de Vogais da Junta Comercial de Sergipe, vice-presidente da Associação Comercial de Sergipe e presidente, por duas vezes, da Junta Comercial de Sergipe. Emanoel Sobral, 58 anos, é natural de Itaporanga D’ajuda. É bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Tiradentes, foi prefeito de Itaporanga e diretor do serviço de administração geral da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Turismo (1983/1985). Foi diretor técnico do Sebrae (1995/1999 e 2003/2009) e superintendente do órgão.
Marcelo Farias Barreto, aracajuano, tem 47 anos e é bacharel em Administração de Empresas pela Fanese. Foi bancário, assessor parlamentar, diretor operacional da Fundat, diretor administrativo e financeiro da Pronese e diretor administrativo e financeiro do Sebrae. Antônio Carlos Francisco Araújo, 64 anos, é aracajuano. Foi membro dos conselhos do Sesi, da UFS, do Sebrae e da Jucese, além de vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (Abip). É o atual vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado de Sergipe e diretor da Abip.
Presenças
Prestigiaram a solenidade a primeira-dama do Estado e secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Aquino; o secretário de Estado do Planejamento e Gestão, José Oliveira Junior; o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Alberto; os deputados federais eleitos Márcio Macedo e Laércio Oliveira; o deputado estadual Zeca da Silva, representando a Assembleia Legislativa; o presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju, Emmanuel Nascimento; o secretário de Planejamento de Aracaju, Lucival Santana; o representante do Sebrae nacional, Mario Lúcio Dávila; Jouberto Uchôa, reitor da Universidade Tiradentes; Saumíneo Nascimento, diretor-presidente do Banese.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Governador Marcelo Déda prestigia posse de nova diretoria do Sebrae –