Belivaldo Chagas se reúne com secretários municipais de educação
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu, na manhã desta quinta-feira, 16, no auditório do Centro de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, um grande encontro com gestores das secretarias de educação dos 75 municípios sergipanos. Na reunião, coordenada pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, e pela secretária Adjunta da Seed, professora Hortência Araújo, foram colocados em pautas os programas de correção de fluxo e transporte escolar.
As primeiras explanações do dia aconteceram em torno da divulgação dos programas de correção de fluxo ‘Se Liga e Acelera’, criados pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) para combater os principais problemas do sistema de ensino, baixos níveis de aprendizagem, repetência e distorção idade-série. Os programas desenvolvem a capacidade de crianças de 9 a 14 anos de idade.
A Seed quer atrair a atenção das prefeituras para a questão da adesão a esses programas e para a importância de sua implantação nas escolas da rede municipal. Dos 75 municípios sergipanos, até o momento, apenas nove aderiram ao projeto do IAS por meio da Seed. Outros fizeram por meio do próprio Ministério da Educação (MEC). Mas ainda existem 33 municípios sem dispor da metodologia, que objetiva alfabetizar crianças com distorção idade-série e resgatar o aprendizado. Os mesmos programas já funcionam na rede estadual de ensino, beneficiando, desde o ano de 2005, 60 mil alunos.
“Estamos diminuindo o quantitativo de alunos defasados na rede estadual, graças à execução dos programas ‘Se Liga e Acelera’ nas nossas escolas e queremos o mesmo sucesso para a rede municipal. Afinal, a educação deve ser para todos”, ressaltou o secretário da Educação, Belivaldo Chagas.
Para atrair a atenção dos representantes dos municípios que ainda não aderiram aos programas do Instituto Ayrton Senna, a equipe de técnicos da Seed disponibilizou dados, citou exemplos, mostrou como se firma parceria e se colocou à disposição para o esclarecimento de dúvidas.
A secretária Adjunta, professora Hortência Araújo, lembrou que só em 2010, a rede estadual atendeu a 3.653 alunos nos programas, dos quais 2.029 foram atendidos pelo ‘Se Liga’ e 1.624, pelo Acelera. A divulgação dos programas também foi reforçada pela professora Adélia Cruz e Kelly Miranda, da coordenação estadual.
Bons resultados
Secretários municipais que anteriormente eram contra a implantação dos programas afirmaram, durante a reunião, ter mudado de ideia quando conheceram a metodologia e, principalmente, os resultados.
“Quando eu era sindicalista, fazia discursos contra esses programas. Ao assumir a secretaria da Educação de Tomar do Geru, prometi acabar com eles. Busquei alternativas junto ao sindicato e, como não surgiram outras alternativas, resolvemos mantê-los. Hoje, reconheço a importância de cada um desses projetos para as crianças que estão com distorção idade-série”, disse Rui Barbosa.
Transporte escolar
A outra discussão, de caráter administrativo, foi conduzida pelo próprio secretário e abordou o tema transporte escolar. O tema chama a atenção dos gestores por conta da utilização dos ônibus escolares cedidos pelo município aos alunos da rede estadual. Belivaldo Chagas pediu aos secretários e assessores que dialoguem com os prefeitos municipais. “Nossa intenção é de que venha surgir um calendário escolar único para as redes estadual e municipal, de forma a não prejudicar nenhum aluno por falta de transporte escolar”, enfatizou o secretário.
Belivaldo Chagas afirmou que o encerramento do ano letivo de 2010, em algumas escolas da rede estadual, deverá atrasar. Os motivos para este atraso, segundo o secretário, se darão por conta da contratação de professores após o início do período letivo e por conta das obras de reforma de determinados prédios escolares. “A Secretaria da Educação quer conversar com os municípios, com os prefeitos. Devemos pensar nas formas de não prejudicar os estudantes”, ressaltou.
Ainda segundo o secretário da Educação, para o ano de 2011 a Seed adotará os sábados letivos. A medida vai permitir que o ano letivo na rede estadual não sofra atraso, já que a Universidade Federal de Sergipe (UFS) comunicou que o concurso vestibular será antecipado em uma semana.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Belivaldo Chagas se reúne com secretários municipais de educação – Fotos: Ascom/Seed