[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A área da música sempre foi uma vertente bastante explorada pela atual gestão da Secretaria de Estado da Cultura, e durante as comemorações do aniversário da Aperipê FM, a riqueza musical de Sergipe será ainda mais explorada e fomentada, graças a mais uma etapa de oficinas de qualificação técnica que fazem parte do projeto Música (IN) Formação.

O projeto que é uma iniciativa da Secult, conta com o patrocínio do Sebrae/SE e apoio da Aperipê FM, já explorou diversos temas relacionados à cadeia produtiva da música, como técnica de áudio e iluminação, roadagem/produção de palco e produção musical, movimentando o cenário e atraindo mais de 150 técnicos para suas aulas.

Desta vez, os temas são ‘DJ e Música Eletrônica’ e ‘Produção de Música em Software Livre’, com os professores DJ Kaska (SE) e Júnior Areia (PE), nos dias 17 e 18 de dezembro, respectivamente, na Biblioteca Epifânio Dória.

O coordenador de música da Secult, Eduardo Prudente explica que essas duas novas oficinas são importantes, pois se adéquam a realidade local e traz para os produtores, o conhecimento que eles buscam. “As oficinas foram pensadas levando em conta a quantidade de Djs que atuam no mercado local e que estão sempre em busca de referências estéticas para seus trabalhos e ainda para os técnicos de áudio, produtores musicais e artistas de comunidades carentes, terem acesso às plataformas de produção musical freeware, ou seja, produzir música sem custo, utilizando software livre”, ressaltou.

A inscrição para participar do novo módulo do Música (IN) formação é gratuita, e pode ser feita no portal http://www.divirta.se.gov.br.

Conteúdo

As oficinas trazem um conteúdo bastante atual e diversificado. A oficina de DJ e Música Eletrônica tratará sobre afinação e controle do pitch, regras de batidas por compasso, mistura e equalização, além de leitura de pista.

O instrutor, DJ Kaska, é um profissional com projeção internacional e atuou em renomados clubes e festivais da Europa, resultando dessa experiência o CD Global Beats, referência da global eletronic music. Atualmente apresenta o programa de rádio, Global Beats, na Aperipê FM, com formato originalmente lançado em Madrid.

Já a oficina de Produção de Música em Software Livre, falará sobre a instalação de softwares complementares, além de uma rápida explanação sobre o sistema de som no Linux (ALSA), e sobre os servidores de som do Ubuntu (pulse e jack). O curso tratará ainda sobre configurações do servidor de som e terá uma demonstração básica de como gravar e mixar.

O pernambucano Júnior Areia, que ministrará a oficina é músico e produtor musical, e possui trabalhos com artistas como Mundo Livre S/A, Patrícia Polayne, Alceu Valença, Otto, entre outros.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.