Seminário apresenta diagnóstico sobre alimentação escolar
Objetivando apresentar um diagnóstico sobre o processo de compra de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escola, a Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), realizou na manhã desta sexta-feira, 10, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, o Seminário de Alimentação Escolar e Agricultura Familiar: Comercialização, Evolução e os Novos Desafios.
O evento foi aberto pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação Belivaldo Chagas, nas presenças do secretário de Estado da Agricultura, Paulo Viana, do presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza, do superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rose Ponder, prefeitos e secretários municipais de agricultura, técnicos da Emdagro e Cohidro, e demais autoridades.
Pelo secretário Belivaldo Chagas foi dito que todos os esforços feitos para o desenvolvimento do programa em Sergipe. “Mesmo com os avanços alcançados nestes primeiros meses, a Secretaria de Educação dobrará os esforços para atrair novas adesões ao programa. Sergipe possui atualmente 31 municípios que adquirem a produção da agricultura familiar, beneficiando alunos da rede pública por meio do Programa da Merenda Escolar, e 19 associações envolvidas com a proposta”.
O secretário Paulo Viana destacou a participação do Estado no cenário nacional. “O Estado de Sergipe tem dado o exemplo, em nível nacional, de colocar em prática políticas públicas que visam o fortalecimento da agricultura familiar. E a preocupação da atual administração é a agricultura com foco no negócio”.
Para Joselito Costa Santos, representantes dos agricultores familiares, “a importância desse projeto é que o agricultor possa se planejar, tendo a certeza que ele vai ter seu produto vai ser adquirido a um preço justo com a garantia do mercado. Hoje, quando a gente apresenta nossa proposta aos gestores da educação e esses gestores aprovam nossa proposta através do chamamento público a gente já pode preparar o agricultor para o plantio programado, ele sabendo onde, quando e como ele vai entregar seu produto e pelo preço que ele vai entregar”.
Dentro da programação do seminário, foram ministradas palestras onde o Diretor de Assistência Técnica da Emdagro, Jodemir Pires, que abordou sobre a atuação da empresa na operacionalização da Política Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no âmbito estadual. A Diretora do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação, Ednéia Sobral, fez um breve diagnóstico sobre a aquisição de produtos da agricultura familiar para a alimentação escolar estadual.
Na ocasião, além de vários servidores da Emdagro, também se fizeram presentes a diretora de Defesa, Salete Dezem e o diretor de Ação Fundiária, Bernardo Lima.
Homenagem
Na ocasião, a Emdagro, através de seu presidente Jefferson Feitoza, homenageou o Engenheiro Agrônomo Geraldo Sobrinho, falecido em setembro deste ano, entregando à viúva e à filha do casal uma placa de reconhecimento pelos serviços prestados.
Na mensagem, Jefferson frisou a importância do engenheiro para o processo de implantação da Lei 11.947 – a qual determina que 30% da alimentação escolar devem ser adquiridos através da agricultura familiar. “Geraldo Sobrinho foi o baluarte na articulação dos agricultores familiares com o mercado. Quando muita gente não entendia que o propósito era dar sustentabilidade ao pequeno agricultor através da comercialização de seus produtos sem a interferência de atravessadores, ele já tinha a visão de que a melhoria na condição de vida do produtor passaria, necessariamente, pela inclusão através da renda, e isso só seria possível mediante a comercialização diretamente com o mercado”, destacou Jefferson.
Emocionada, a viúva do engenheiro Geraldo Sobrinho, Maria de Fátima Pereira Ferreira, diz está gratificada. “Eu me sinto muito gratificada pela homenagem, porque o Geraldo foi para Sergipe um ponto forte o crescimento da agricultura familiar, ele amava essa agricultura e eu tenho certeza que, de onde ele estiver ele está feliz pelo crescimento do que hoje vimos aqui”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seminário apresenta diagnóstico sobre alimentação escolar – Fotos: Ascom/Emdagro