‘Orquestra na Estrada’ encerra seu ciclo de apresentações em 2010
Grandes conquistas e realizações: assim se resume a série ‘Orquestra na Estrada’, projeto da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) que na temporada 2010 levou a música clássica para os mais variados territórios sergipanos e encerra sua sequência de concertos nesta sexta-feira, 10, às 20h, na Igreja Matriz N. Sra. Santana, em Simão Dias.
Coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e com patrocínio do Instituto Banese, a série ‘Orquestra na Estrada’ foi criada e idealizada pelo diretor artístico da Orsse, o maestro Guilherme Mannis. Em 2010, oito cidades receberam e aplaudiram a orquestra. Foram elas: Propriá, Itabaiana, Nossa Senhora das Dores, Tobias Barreto, Laranjeiras, São Cristóvão, Lagarto e agora, Simão Dias.
“A aceitação do público aos concertos tem sido enorme, e muitos cidadãos, depois das apresentações, passam a acompanhar regularmente nossas realizações. Isto é uma conquista. Em cada cidade, o público vibrou, celebrou e comemorou junto à sinfônica aquilo que os torna únicos: a sergipanidade”, afirmou Guilherme Mannis.
Mantendo a forma didática das apresentações, o maestro Daniel Nery, regente assistente da Orsse, considera o último concerto como “uma noite especial, em que o público presente poderá conhecer dois importantes períodos da história da música: o barroco de Bach e Vivaldi e o clássico de Haydn”, explicou Nery. Completando que haverá ainda uma homenagem ao Natal. “Como estamos no período do advento, uma música bastante propícia: a Pastoral do Oratório de Natal, do compositor alemão Johann Sebastian Bach. Essa música, com extrema delicadeza, anuncia a vinda do Messias aos pastores de Belém através dos anjos”, finalizou.
Tradição musical
Como referência musical, os simaodienses possuem uma Lira que resiste bravamente por 120 anos à falta de estrutura e professores. A Associação Musical Lira Santana, como é reconhecida, foi criada em 1965, com uma formação social sem fins lucrativos. Hoje, a associação mantém uma escolinha de música com mais de 70 alunos e uma de Banda com quase 40 componentes que tocam por amor a arte musical, promovendo ações de cidadania através de cursos e oficinas, participando das festividades cívicas e religiosas locais, além de eventos e retretas em outras cidades de Sergipe.
A Lira possui um arquivo musical com mais de 150 partituras de variados estilos e ritmos e tem uma vasta experiência na área musical. Em 1994, participou do concurso organizado pelo Banco do Brasil na cidade de Aracaju e obteve a honrosa 4ª colocação entre as 16 Bandas participantes. Em 2010, a Lira gravou duas faixas para o CD do Projeto Bandas, promovido pelo Governo do Estado de Sergipe. A associação, atualmente, possui 33 sócios que contribuem mensalmente com a entidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Orquestra na Estrada’ encerra seu ciclo de apresentações em 2010 – Fotos: Marcelle Cristinne/ Cultura