[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou na manhã desta terça-feira, 7, a caderneta do adolescente para os 32 primeiros municípios sergipanos que aderiram ao Programa Saúde nas Escolas (PSE). A ferramenta lançada pela SES é uma estratégia de vincular e monitorar jovens de 10 a 19 anos nos serviços básicos de saúde e faz parte de uma política do Ministério da Saúde para essa população.
 
Segundo Márcia Estela Lopes, gestora da Diretoria de Atenção Básica da SES, responsável pelas ações na área de Saúde da Criança e do Adolescente, a caderneta também tem a função de conscientizar os jovens sobre a necessidade de procurar com frequência as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “O objetivo é consolidar as políticas de saúde voltadas para o adolescente, antes captado pelas equipes do Programa de Saúde da Família através do PSE”, observou a gestora.
 
Em forma de um pequeno livro de bolso, a caderneta é impressa em duas versões: uma para o gênero masculino e outra para o feminino. Nela constam os dados do adolescente, como nome, peso, altura, crescimento e desenvolvimento. Em todas elas, há informações sobre nutrição, imunização, saúde bucal, cuidados com o corpo, orientações sobre prevenção às DSTs/Aids e sexualidade, entre outras.
 
“Com as informações pessoais de cada adolescente contidas na caderneta, vai ser possível que os profissionais de saúde acompanhem de perto a saúde de cada adolescente. Também poderá ser reforçado com os jovens temas tratados na cartilha, inclusive o uso de drogas”, disse Márcia Estela.
 
O coordenador de Atenção Básica do município de Tomar do Geru, Márcio Soares da Fonseca, acredita que a caderneta será uma ferramenta eficiente para levar os jovens até as unidades básicas antes que fiquem doentes. “O trabalho de saúde que tínhamos voltado para eles eram palestras em escolas, e só chegavam até a gente quando ficavam doentes. Agora vamos acompanhar de perto como anda a saúde desta população”, afirmou Fonseca.
 
Implantação

 
Para receber a caderneta do adolescente, é necessário que o município consolide, em parceria com Governo do Estado, o Programa Saúde nas Escolas. “No ano que vem já teremos 73 municípios executando o PSE, que representa um meio de captação desse público, já que a grande maioria dos jovens está na escola”, explicou a técnica da SES.
 
Os municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro são exemplos de municípios que executam o PSE e recebem a caderneta do adolescente. “Esses municípios têm alto índice de infestação pelo vírus do HIV e drogadição entre adolescentes, por isso é importante que a Atenção Básica deles acompanhe de perto os jovens”, justificou Márcia Estela.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.