[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A partir de hoje, dia 5, as comunidades dos conjuntos JK, Sol Nascente e Santa Lúcia estarão fazendo parte do Programa de Coleta Seletiva de lixo, desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos.
Na última terça-feira, uma reunião entre a Emsurb e lideranças comunitárias definiu o grau de envolvimento de cada uma das partes – Emsurb, Care e comunidade – para a efetivação da coleta seletiva, que possui o lado ambiental, impedindo a contaminação de mananciais, e inclui o lado social, com a retirada de catadores de lixo do aterro sanitário controlado, localizado no bairro Santa Maria, gerando renda para essas famílias através da coleta e separação do lixo reciclável na cooperativa.
A partir desta semana, todas as sextas-feiras uma equipe vai realizar a coleta do material reciclável. Com a inclusão destas três comunidades, a prefeitura passa a atender a 10 localidades em Aracaju com a coleta seletiva de lixo.
Segundo o presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a expansão do Programa de Coleta Seletiva de lixo para outras localidades é fundamental para que a proposta ambiental da administração do prefeito Marcelo Déda tenha resultados positivos. “Estamos despertando na comunidade a contribuição para a preservação ambiental através da coleta seletiva. No aspecto social, quanto mais envolvermos a população poderemos produzir maior volume de material reciclável para servir de matéria-prima para a Care – Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju –, que absorve a mão-de-obra de pessoas que anteriormente trabalhavam na lixeira”, explica.
De acordo com Nascimento, a preocupação da Administração Municipal com relação à preservação do Meio Ambiente visa mobilizar a população a participar de ações que tenham a finalidade de promover o equilíbrio ambiental, conciliando com a promoção de uma maior qualidade de vida através da limpeza urbana. “A integração dessas políticas resulta do pensamento do prefeito Marcelo Déda em consolidar em definitivo a proposta de promover o desenvolvimento sustentável aliado à qualidade de vida da população”, disse.

Histórico
A implantação teve início no mês de julho do ano passado, no conjunto Inácio Barbosa. Em novembro, os conjuntos Jardim Esperança, Beira Mar I e II e Residencial Bela Vista passaram a integrar o processo. Com a inclusão dos conjuntos Médici, Jardim Baiano, Sol Nascente, Santa Lúcia e JK neste mês de abril, a Prefeitura de Aracaju realiza a terceira expansão do programa.
Os dias de coleta foram pré-determinados em conjunto com representantes das comunidades participantes do programa: no Inácio Barbosa e Jardim Esperança, a coleta é realizada todas as quartas-feiras, enquanto que nos conjuntos Beira Mar I e II, Médici, Jardim Baiano e Bela Vista às segundas, alem do Sol Nascente, JK e Santa Lúcia às sextas.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.