[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Quando assumiu a campanha de doação de frascos de vidro este ano, um grupo de alunos do curso de enfermagem da Faculdade Estácio/FaSe, não tinha ideia do quanto poderia contribuir para os serviços oferecidos pelo Banco de Leite Humano “Marly Sarney” (BLH).
 
O grupo formado por quatro estudantes do segundo semestre assumiu a coordenação da campanha “Doe Frascos, Salve Vidas”, que no ano passado teve como resultado a arrecadação de cerca de 250 frascos de vidro com tampa de plástico junto aos alunos da Estácio/FaSe.
 
“Tínhamos como missão superar a marca do ano passado, por isso transformamos a ideia em projeto de extensão e, para reforçar a campanha, alguns professores incentivaram a doação de frascos dando meio ponto para o aluno que participasse”, explica a técnica de enfermagem Iara Mercedes, integrante do grupo.
 
O resultado do empenho da turma foi a arrecadação de 364 frascos de café solúvel e maionese. “Ficamos felizes por ver como as pessoas se envolveram e se sensibilizaram pela causa. Além disso, foi gratificante poder falar também sobre a importância da doação de leite para os bebês prematuros”, conta Jandete da Silva, aluna do curso e técnica de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
 
A parceria com o Banco de Leite Humano envolve ainda a Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe (Deso) e o Grupo de Apoio a Crianças com Câncer (GACC), que desde o ano passado contribuem para a arrecadação com postos fixos de coleta. “Graças a essas empresas e a pessoas da comunidade, o banco está com um estoque acima de mil frascos. Estamos até repassando para os Bancos de Leite de Itabaiana e Lagarto, que são nossos parceiros na doação de leite materno”, comemora Hélia Karla Agapito, gerente do BLH.
 
Os frascos arrecadados são utilizados no armazenamento, pasteurização e distribuição do leite doado pelas mães aos bebês internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTINs) das maternidades. “São pequenas ações que ajudam muitas vezes a salvar vidas e temos muito a agradecer a todos esses parceiros que estão do nosso lado o ano inteiro”, ressalta Hélia Karla.
 
Leite humano

 
O período de festas de final de ano e férias escolares acaba comprometendo a doação de leite humano, por isso a gerência do Banco de Leite faz um apelo às mães com excesso de leite, para que elas procurem a unidade caso precisem ou entrem em contato através do telefone.
 
“Temos uma equipe pronta para orientar, prestar assistência no caso da mulher ter alguma complicação que prejudique a amamentação, como mastite ou dificuldade em retirar o leite. Estamos funcionando normalmente nesse período, exceto nos feriados e pontos facultativos (dias 24 e 31 de dezembro)”, destaca a gerente do BLH.
 
As doações de frascos de vidro com tampa de plástico (de maionese ou café solúvel) podem ser entregues no Banco de Leite. Além disso, a unidade oferece serviço de busca das doações e atendimento domiciliar para as doadoras de leite cadastradas.
  
O Banco de Leite Humano funciona das 7h às 19 horas, na rua Recife, s/nº – bairro Siqueira Campos, vizinho a antiga Maternidade Hildete Falcão Batista. Os contatos podem ser feitos através do telefone 3226.6335 e 6337.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.