‘Orquestra na Estrada’ realiza apresentação em Lagarto
A Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse) realizou na noite da última sexta-feira, 3, mais uma apresentação. Desta vez, o palco foi a Igreja Matriz do município de Lagarto, distante 76 quilômetros da capital, que trouxe inúmeros visitantes para prestigiar o primeiro concerto de música clássica em Igreja na cidade.
A Orquestra Sinfônica, que é coordenada pela Secretaria de Estado da Cultura, e tem patrocínio do Instituto Banese, realiza no ano de 2010 a série de concertos ‘Orquestra na Estrada’ e já levou música de qualidade para muitos municípios dos mais variados territórios sergipanos. O projeto é uma das metas da Orsse deste ano, que visa popularizar o acesso à música erudita, buscando públicos que até agora tiveram pouco ou nenhum contato com a música clássica.
O diretor artístico e maestro titular da Orsse, Guilherme Mannis, afirma que é uma satisfação para a Orquestra chegar a um município com tanta referência em cultura e bandas de música no Estado. “O nosso projeto visa incentivar a promoção de música clássica no interior de Sergipe. Então, Lagarto é uma cidade que não poderíamos deixar de vir, uma vez que é um município que tem uma tradição enorme em bandas de música. É importante que ela receba a Orsse, para que os jovens estudantes vejam mais de perto nosso trabalho e mantenham o objetivo de se profissionalizar e, quem sabe, um dia ocupar uma das posições da Orquestra”, explicou o maestro.
O diretor da Fundação Cultural Charles Brício, André Barbosa, um dos articuladores da apresentação da Orsse em Lagarto, afirma que é uma honra receber uma apresentação da Sinfônica sergipana em seu território. “Fizemos a articulação e estamos vendo o sucesso que está sendo este concerto. A Orsse está de parabéns por esse belo e competente trabalho, que leva música de qualidade para todo o Estado”, ressaltou.
Já o pároco da Igreja, Pe. Raimundo Diniz, disse que a apresentação é um verdadeiro presente para a Igreja que comemora em 2010, 300 anos de existência. “O concerto foi uma maravilha, um verdadeiro presente de Deus para nossa igreja e nossa população. Esse projeto de trazer a Sinfônica para o interior é uma ideia grandiosa e que deve continuar por muito e muitos anos”, completou.
Encantamento
Na plateia, pessoas de várias idades prestigiavam a Orsse encantados. No programa, a abertura da ópera ‘La Scala di Seta” de Rossini, a suíte para Cordas de Janacék, e a Sinfonia Concertante para Sopros de Mozart, passavam uma sensação de tranquilidade e paz.
A professora aposentada, Elisabete Machado, era uma das mais maravilhadas. Ela conta que muitas vezes já saiu de sua cidade para ir até o Tobias Barreto prestigiar os concertos da Orsse. “Sou uma fã incontestável da Orquestra sergipana e estou muito feliz com sua vinda para Lagarto. Acompanho sempre que possível as apresentações em Aracaju, e quando soube que haveria a Sinfônica aqui na igreja, não hesitei em vir”, afirmou.
As estudantes Taíssa Silva e Josivânia Santos, também fizeram questão de assistir todo o concerto. As jovens que nunca haviam visto uma apresentação de músicas clássicas estavam deslumbradas com o recital da Orsse. “Achei a ideia muito boa, afinal, pessoas como nós que apenas tínhamos ouvido falar na Orquestra, tivemos o prazer de conhecer o trabalho. É tudo muito bonito e mágico. Espero que outros concertos como este venham para Lagarto”, ressaltou Taíssa.
O próximo concerto da série ‘Orquestra na Estrada’, acontece na próxima sexta-feira, 10, na cidade de Simão Dias, e marca o encerramento do projeto neste ano.
- Orquestra na Estrada’ realiza apresentação em Lagarto – Fotos: Marcelle Cristinne / Cultura