Vitória de Santa Maria apresenta projeto sobre a importância da ética e cidadania na escola
O Centro Experimental de Ensino Médio Educacional Vitória de Santa Maria realizou na manhã desta quinta-feira, 25, a culminância do projeto Ética e Cidadania na Construção de Valores. Alunos do ensino médio fizeram exposições de maquetes, apresentaram números de dança, música, teatro e literatura de cordel. O projeto teve por objetivo trabalhar, por meio de atividades lúdicas e interdisciplinares, a importância da ética e cidadania na escola e sua influência para o desenvolvimento da comunidade em que está inserida.
O Centro é uma escola de tempo integral, onde os alunos têm uma carga horária de 4.100 horas ao final das três séries do ensino médio, sendo que 20% dessa carga horária é composta por disciplinas optativas. Umas das idealizadoras desse projeto, a professora de língua portuguesa Lourdes Almeida, ficou satisfeita com o resultado e o engajamento do aluno nas atividades propostas. “Esse é o resultado de conteúdos que os professores trabalharam em sala de aula durante todo o ano letivo e que agora colocamos em prática. É importante que o aluno tenha consciência de que ele é peça fundamental no processo de transformação para uma realidade melhor”, disse a professora.
A estudante Michele Gomes percebeu o seu papel nesse processo transformador e participou na confecção de maquetes que retratam as células que formam a vida animal e vegetal. “Junto com meus colegas fiz uma maquete que representa a formação da vida mostrando que somos todos iguais e capazes. Por isso devemos sempre buscar meios para o nosso desenvolvimento enquanto ser humano, estudando com vontade e interesse, pois a educação é o melhor caminho para alcançar o sucesso”, disse a aluna.
Consciência ambiental
O aluno Alberto Junior percebeu que a preservação ambiental também é uma forma de exercer a cidadania. “Essa maquete mostra que é possível a convivência do progresso e a preservação ambiental, e que cada um de nós pode fazer sua parte economizando energia, jogando lixo no lixo e espalhando essa idéia em nossa comunidade”, disse o estudante.
Já Flávio Almeida participou de uma dramatização que abordava temas como abandono de menor, violência doméstica e uso de drogas. “Aprendi muito participando de peça teatral e percebi que sou capaz, junto com meus amigos e minha comunidade, ser uma voz de alerta contra o uso de drogas e a favor de uma vida saudável”, afirmou.
Ética e cidadania
O diretor do Vitória de Santa Maria, professor José Gomes Silva Junior, acha fundamental promover discussões que envolvam temas como a ética e a cidadania no ambiente escolar. “Procuramos sempre trabalhar a questão da ética e da cidadania em sala de aula com o aluno. É importante que o jovem tenha conhecimento pleno de seus direitos e deveres e desenvolvam uma consciência crítica e transformadora”, disse o diretor.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]