Governo participa de discussões sobre destino de recursos para projetos de C&T
Representantes das secretarias estaduais da área de atuação da Sudene foram recebidos nesta quinta-feira, 18, pelo superintendente do órgão, Paulo Fontana, e pelo diretor de Planejamento e Articulação de Políticas da autarquia, Guilherme Rebouças. Entre eles, o coordenador regional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, Jorge Santana, que em Sergipe responde pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo.
O principal ponto discutido foi o novo modelo para a resolução que trata da aplicação de 1,5% de cada liberação do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) em projetos de ciência e tecnologia. A finalidade é agilizar o processo e atrair mais projetos de interesse da região Nordeste.
Quando o novo modelo estiver finalizado será submetido à apreciação do Conselho Deliberativo da Sudene. “Foi concluído que deve ser instalado o Comitê de Secretários de C&T no âmbito da Sudene, a quem caberá construir o consenso quanto ao plano anual de aplicação dos recursos destinados à área”, declarou Jorge Santana.
Durante a reunião, o pesquisador do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), Wolfgang Harand, apresentou o projeto “Desenvolvimento Integrado da Cadeia Produtiva do Biodiesel no Nordeste Brasileiro”, que se propõe, entre outras coisas, a aumentar a competitividade da Região Nordeste e ampliar a inclusão da agricultura familiar.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Sudene.