Diretoria regional de Japaratuba promove curso de Braille
A Diretoria Regional de Educação (DRE-4), sediada em Japaratuba, promove nesta quarta-feira, 17, nos turnos da manhã e da tarde, no Colégio Estadual José de Matos Teles, o curso de capacitação em Braille. Ministrada por técnicos da Divisão de Educação Especial da Secretaria de Estado da Educação (Dieesp/Seed) e pelo jornalista Lucas Aribé, a capacitação tem como objetivo discutir e trabalhar na prática o manuseio dos recursos didáticos voltados para deficientes visuais e o Sistema Braille.
Podem participar do curso professores de escolas da rede estadual de ensino situadas na área de abrangência da DRE 4. O curso já teve um primeiro momento na última quarta-feira, 10, e terá continuidade no dia 15 de dezembro. “Com a política de educação inclusiva adotada pelo Brasil é necessária a difusão e o ensino do Sistema Braille no meio educacional”, ressaltou a professora Lídia Moura, coordenadora pedagógica de educação especial da DRE 4.
Sistema Braille
O Sistema Braille corresponde a um código universal de leitura tátil e de escrita usado por pessoas cegas. É composto por 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada.
O código foi criado pelo francês Louis Braille (1809 – 1852), aos 16 anos, após ter perdido a visão na infância, logo aos três anos de idade. Louis teve o olho perfurado por uma ferramenta na oficina do pai, que trabalhava com couro. Após o acidente, o menino teve uma infecção grave, resultando em cegueira nos dois olhos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]