[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está oferecendo um curso sobre Administração Rural, nos dias 11 e 12 de novembro, no povoado Curituba, em Canindé do São Francisco. A atividade faz parte do plano de ação dos Arranjos Produtivos Locais de Sergipe (APL-SE ), destinada aos produtores de ovinocaprinocultura.

O projeto dos arranjos produtivos visa dinamizar as economias locais/regionais, interiorizando o desenvolvimento. O público alvo do curso são trabalhadores associados na Biocaat, associação comunitária que produz doce à base de plantas da caatinga (catingueira, umbuzeiro), além de cosméticos originados de leite de cabras, como sabonetes e xampus.
    
Segundo a gestora do APL de Ovinocaprinocultura da Sedetec, Camila Xavier, essa ação tem como objetivo a especialização produtiva, interação, cooperação e aprendizagem com atores locais.  “Capacitar essas pessoas é um passo importante para que elas possam administrar essa atividade com êxito, sabendo dar preços aos produtos que produzem, havendo conscientização de que a oferta deles seja permanente”, declarou.

A produção de ovinocaprinocultura do Estado abrange mais 14 cidades, contemplando do Alto Sertão ao Centro Sul de Sergipe. Segundo o último censo agropecuário, Canindé do São Francisco apresenta o maior rebanho caprino local, havendo um comprometimento do Governo do Estado com a atividade, promovendo, além da capacitação, a instalação de ferramentas e maquinários.

Após esse curso, a Sedetec estará oferecendo mais dois cursos para o povoado, um sobre custo de produção e outro sobre embalagens, este último será promovido através do projeto Aprisco Nordeste, através do qual os produtores aprenderão a embalar seus próprios produtos, para oferece-los no mercado de todo o estado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.