Atores sergipanos participam de cursos de capacitação
Capacitar e aprimorar a cadeia de artes cênicas de Sergipe. Este é um dos objetivos do Projeto Teatro (in) formação, iniciado na tarde desta terça-feira, 05, no Complexo Cultural Lourival Baptista (CCLB), em Aracaju, através da oficina de Voz para atores e cantores sergipanos.
O projeto que integra o ‘Sergipe em Cena’ é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que agrupa uma série de ações na área de Artes Cênicas – a serem executadas entre os meses de outubro e novembro, com foco nos eixos de circulação e capacitação dos profissionais da área e suas ações – ampliando as oportunidades de apresentações dos grupos teatrais, além de proporcionar a qualificação dos produtores e agentes culturais.
A primeira oficina do Projeto que trata sobre ‘Voz no Teatro’, acontece entre os dias 05 a 07 de outubro. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, celebra a realização do projeto e afirma que este é mais um incentivo à capacitação dos agentes culturais, que é um dos pontos-chave da política de ação da Secult. “Este projeto é muito importante, acima de tudo, por promover a capacitação dos nossos agentes culturais e, sobretudo, por trazer profissionais de fora do estado e do país para compartilhar e fazer um intercâmbio, trocando experiências com nossos fazedores de cultura que, consequentemente, irão conhecer novas técnicas.” ressaltou.
Já o diretor do Lourival Baptista e coordenador do Sergipe em Cena, Raimundo Venâncio, explica que este é um projeto continuado para as artes cênicas e que irá beneficiar as mais variadas áreas deste setor. “O Teatro (in) formação é um dos módulos do Sergipe em Cena que começou com o Encontro de Artes Cênicas, realizado em Lagarto, no mês de junho, passou pelo projeto Temporadas neste mês de setembro, e agora estamos na terceira fase, as oficinas de aperfeiçoamento que vão até o dia 26 de novembro. Entre os cursos, teremos cinco oficinas: duas de dança, duas especificamente para teatro e uma conjunta para teatro e dança. Uma maneira importante de promover a capacitação dos nossos fazedores das artes cênicas”, completou.
Voz no Teatro
Ministrado pela professora venezuelana de teatro e ópera, Elisa Toledo, o curso consiste no aperfeiçoamento de diversas técnicas teatrais, aprofundando-se no trabalho vocal e nas diversas qualidades de interpretação. A intenção é observar os resultados vocais deste trabalho assim como sensibilizar os participantes a perceber onde interpretação cênica e experiência fonoaudiológica se encontram.
“O que busco com este curso, é que os participantes encontrem neles mesmos uma referência, que os permitam crescer sozinhos e transmitir o conhecimento aos seus colegas de grupo. Muitos profissionais têm problemas vocais, e o que faço é ajudá-los a perceber o que é correto para que a voz flua naturalmente e para que eles reforcem o conhecimento de quando ela está funcionando corretamente e para que tenham alguma referência de saúde vocal e de exercícios necessários para a voz”, explicou Elisa.
O curso atraiu alguns atores sergipanos de diferentes partes do estado, e apesar do número de participantes ser restrito, os grupos foram muito bem representados, através de participantes de várias partes do Estado. “Estou desde 2006 no teatro e é a primeira vez que participo de uma oficina tão completa como esta. Está sendo tudo muito bom e com certeza iremos repassar para nossos companheiros de grupos e para outros fazedores de teatro” afirmou a atriz Jamile Pereira, da Cia Estanciana de Teatro.
O ator e produtor cultural, Lindemberg Monteiro, também fez questão de participar da oficina. Sempre atuante do meio cultural, Lindemberg defende que o projeto é importantíssimo, já que a formação dos atores e artistas de teatro nunca deve parar. “Precisamos seguir as mudanças que o cenário passa, sempre nos reciclando e acompanhando as novas técnicas existentes. Nós, fazedores de cultura de Sergipe, felizmente, temos vivido no último ano, a sensação e a prática de formar melhor o elenco sergipano. Isso é muito prazeroso e importante para a boa qualidade do teatro sergipano”, comemorou.
Já o ator do município de Cedro de São João, Carlos Augusto, argumenta que a necessidade do curso surgiu a partir de uma demanda percebida nos encontros com os atores e que foi prontamente atendida pela Secretaria de Estado da Cultura. “Participar deste curso é um privilégio, pois nós temos uma carência enorme nesta área e estamos sendo sempre atendidos pela Secult. O curso esta sendo de grande valia e muito bom para todos nós estarmos envolvidos”, finalizou.
Sergipe em Cena
Dinamizar a cena teatral sergipana. Este é o maior foco do projeto ‘Sergipe em Cena’, um projeto que agrupa uma série de ações na área de Artes Cênicas, a serem executadas até o final deste ano pela Secult.
As ações do projeto serão realizadas em parceria com diversas instituições, e serão executadas com o foco na capacitação dos profissionais das artes cênicas, com o objetivo de também ampliar o leque de oportunidades para os grupos teatrais, e permitir um maior acesso às apresentações por parte da população.
Entre os projetos realizados pelo ‘’Sergipe em Cena’’, estão o 6º Encontro de Grupos de Teatro de Sergipe, realizado em Lagarto, no mês de junho, o segundo módulo do Projeto Temporadas, realizado em setembro. Além disso, haverá ainda apresentações teatrais – incluídas no projeto ‘Balaio Cultural’ – e a realização do I Festival Estadual de Teatro de Rua.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Atores sergipanos participam de cursos de capacitação – Fotos: Marcelle Cristinne/Secult