Prefeitura implanta serviço de segurança e medicina do trabalho
Uma equipe de profissionais especializados vai oferecer condições necessárias para garantir segurança, higiene e preservar a saúde física e psicológica do servidor durante a realização de suas tarefas de trabalho. O SESMT será responsável pelas ações da perícia médica e de saúde ocupacional, com mais dinamismo, maior conforto nas instalações e comodidade para o servidor. Como garantia de direitos, o serviço vai adotar as regras gerais de segurança e saúde ocupacional, consolidadas pela legislação trabalhista brasileira.
Mais de mil atendimentos
A implantação do SESMT não está relacionada à oferta de serviços de medicina complementar ou plano de saúde. O novo serviço é uma forma de manter o bem-estar do servidor no ambiente de trabalho, onde passa parte do dia dedicando-se à concretização do projeto de crescimento da capital. Para este ano, a equipe médica estima a realização de mais de mil atendimentos.
O espaço reservado ao SESMT está dividido, inicialmente, em três consultórios médicos, uma recepção e três salas para abrigar os técnicos que deverão organizar o funcionamento do serviço. A equipe de trabalho será composta por especialistas em medicina do trabalho e já existe um projeto para incluir psicólogo e assistente social, entre outros profissionais especializados.
Conscientização do servidor
O projeto do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho será apresentado durante um seminário, promovido pela Secretaria Municipal de Administração, que acontece na próxima sexta, dia 22, às 8h30, no auditório do Banese.
Um dos principais objetivos do novo serviço é instituir uma cultura de prevenção a doenças ocupacionais através de palestras, campanhas de conscientização e atividades educativas que envolvam o servidor em ações de combate à dependência química e doenças infecto-contagiosas. Além disso, será implantado o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA – e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO -, de grande importância para o desempenho do serviço no que diz respeito à auditoria e controle.
Através do SESMT, a Semad pretende manter o servidor municipal bem informado sobre os riscos a que estão expostos quando realizam determinada atividade e orientá-lo para a observação das normas de saúde e segurança. A participação e contribuição do servidor irão reduzir o índice de acidentes e doenças de trabalho, por isso SESMT e servidor devem trabalhar juntos para manter a qualidade de vida na Prefeitura de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura implanta serviço de segurança e medicina do trabalho – Agência Aracaju de Notícias