Forró da Criançada garante mais uma noite de alegria no Arraiá do Povo
“O evento é maravilhoso, o povo é muito animado”. Assim respondeu, ainda atônito, o jovem artista de Aquidabã Paulino do Acordeom, ao descer do palco após sua contagiante apresentação à frente do Trio Forrozeiro Mirim. Com apenas 13 anos, Paulino fez – na noite deste domingo, 20 – sua 1ª apresentação no Arraiá do Povo. O garoto aprendeu a tocar com o pai aos nove anos, e hoje, quatro anos depois, possui uma habilidade digna de gente grande. “Me sinto muito bem vendo as pessoas prestigiarem meu trabalho”, revelou o pequeno sanfoneiro.
Na noite deste domingo, 20, a programação do Arraiá do Povo foi direcionada ao público infantil, mais sem deixar de lado aqueles responsáveis por acompanhar a criançada. Pais, filhos, avós e netos curtiram a noite na Orla de Atalaia, e puderam prestigiar Banda de Pífanos, Batalhão de Bacamarteiros e Trios pé-de-serra. “O evento é bem agradável, bem familiar, com muita segurança e unindo pessoas de todo o Brasil. O autêntico forró pé-de-serra é o que a gente tem que mostrar para os turistas”, destacou o estudante José Mendes.
Outra atração da noite foi a Quadrilha Xodó da Vila Mirim, residente do conjunto Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa, em Aracaju. Fundada há oito anos, a Quadrilha é composta por 36 componentes, com idade entre 7 e 13 anos, e todos os anos participa do Arraiá do Povo. Ainda fizeram a festa do público presente na Orla de Atalaia os trios ‘Espinho de Mandacaru’ e ‘Os Caçulas Nordestinos’, além do artista sergipano João da Passarada.
Estrutura do evento
“Uma estrutura pensada com toda organização, toda segurança, e com o acompanhamento da Defesa Civil”. Assim a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, definiu a cidade cenográfica, localizada na orla de Atalaia. Com o tema “No embalo do coração, eita forró campeão!”, o Arraiá do Povo traz ao público que o prestigia uma estrutura à altura desse grande evento. Com uma área de aproximadamente 1 mil m2, a cidade cenográfica foi montada com algumas novidades em relação ao ano passado.
Devido à Copa do Mundo, a decoração do local foi idealizada nas cores da bandeira do Brasil. O verde, amarelo, azul e branco estão presentes na pintura dos 18 estandes – 11 voltados ao artesanato, cerâmica, bordados, rendas, tecidos e outros sete de cunho institucional e informativo – e nas cores das milhares de bandeirolas espalhadas de uma ponta a outra da cidade cenográfica. Mas a principal novidade do Arraiá do Povo está na implantação das arquibancadas cobertas – localizadas na região do palco principal, ampliada para receber as quadrilhas que se apresentem – oferecendo ao público presente uma proteção nos dias de chuvas, além de um maior conforto.
“Essa cidade cenográfica é um marco. Aqui, temos o artesanato sergipano muito bem representado, as deliciosas comidas típicas da nossa terra, além deste espaço do palco onde nós temos as apresentações dos nossos grupos folclóricos, nossas quadrilhas juninas, os trios pé-de-serra e é claro nossas bandas sergipanas, que têm neste espaço um local de divulgação e disseminação do seu trabalho. Além disso, a presença das famílias sergipanas nesse Arraiá reflete o sucesso dessa proposta”, enfatizou Eloísa.
A Praça de Alimentação, este ano, é composta por 12 bares e restaurantes, que priorizam e valorizam a culinária regional. Outro espaço que integra a cidade cenográfica é o Estande do Turista, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), responsável por oferecer uma maior visualização e divulgação da cultura sergipana.
Trabalho integrado
A fim de garantir a segurança do evento, as polícias Civil e Militar estão trabalhando de forma conjunta, com uma equipe de cerca de 40 policiais. Já a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está disponibilizando uma unidade de suporte base para atendimentos em primeira instância e viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“Essa é uma estrutura que tem a marca de todos os eventos que a gente realiza. A marca de preocupação com os mínimos detalhes, com a organização, para que as pessoas venham e tragam suas famílias, os turistas venham e circulem nesse Arraiá, e possam encontrar nele não só todas as atrações que teremos – e os atrativos culturais – mas também a segurança e a tranquilidade que caracterizam um evento com o porte do Arraiá do Povo”, concluiu a secretária.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Forró da Criançada garante mais uma noite de alegria no Arraiá do Povo – Fotos: Wellington Barreto