[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Diante de milhares de jovens entusiasmados com um futuro melhor, o governador Marcelo Déda participou, no final da tarde desta sexta-feira, 18, da aula inaugural do programa ProJovem Trabalhador. O lançamento do programa, que aconteceu no ginásio Constâncio Vieira, também serviu para ser transformado num instrumento de combate à contaminação do crack entre os jovens, dando continuidade às ações do Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, instituído no último dia 8.

Durante o seu discurso, o governador Marcelo Déda destacou a importância do Projovem como ferramenta de inserção da juventude no mercado de trabalho e como forma de campanha educacional contra o crack. “Estamos lançando mais um ProJovem em parceria com o Governo Federal criando mais oportunidades para a juventude sergipana. Aproveitamos  para fortalecer uma temática muito importante que é transformar esse programa num instrumento contra as drogas, principalmente o crack. Com o Projovem, eles voltam à escola, atualizam seus aprendizados e se preparam para formação profissional.

O governador fez ainda uma alusão ao poema de Carlos Drumond de Andrade para chamar a atenção sobre a droga. “Tinha uma pedra no caminho, no caminho tinha uma pedra. Hoje, muitos jovens estão vivos, mas não têm como curtir a vida. Hoje, no meio do caminho tem uma pedra chamada crack. Vamos tirar essa pedra do caminho da juventude. Precisamos curar Sergipe e o Brasil dessa droga. Só queremos o craque no campo, vestindo a camisa verde e amarela. Fé e coragem, porque quando a gente sonha junto, o sonho vira realidade”, enfatizou.

De acordo com o secretário de Estado do Trabalho, José Sobral, o jovem precisa de mais oportunidade para começar a trabalhar. “Não adianta criar milhares de empregos sem capacitar a juventude e colocá-la no mercado de trabalho. Sem educação, eles não terão oportunidade e viram presas fáceis para o mundo das drogas”, afirmou.

Para a estudante Ana Paula dos Santos, proveniente do município de Simão Dias, a educação profissional é o principal meio de acesso ao mercado de trabalho. “O ProJovem modificou a nossa forma de pensar. Eu, em nome de todos os alunos que aqui se encontram, agradeço ao governador Marcelo Déda e ao presidente Lula, porque os projetos voltados para a educação no Brasil estão dando certo”, frisou.

O ProJovem Trabalhador

O ProJovem é um programa do Governo Federal, executado em Sergipe pela Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), e visa promover oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade social, por meio da qualificação sócio-profissional com vistas à inserção em atividade produtiva, contribuindo para o reconhecimento e valorização dos direitos humanos da cidadania e com a redução das desigualdades, gerando a inclusão pelo direito e pela renda.

A meta é assistir mais de sete mil jovens de 18 a 29 anos, em 40 municípios, que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal per cápita de até um salário mínimo. O Ministério do Trabalho e do Emprego custeará o auxílio financeiro ao jovem participante do projeto no valor de R$ 600, distribuídos em seis parcelas de R$ 100, comprovadas por meio da frequência mínima de 75% nas atividades mensais.

Presenças

Estiveram presentes ao evento, além do governador Marcelo Déda e o secretário de Estado do Trabalho, José Sobral, a primeira-dama, Eliane Aquino, os deputados federais Jackson Barreto, Valadares Filho e Eduardo Amorim, os prefeitos de Simão Dias, Denisson Déda, de Laranjeiras, Ivone Sobral, de Indiaroba, Eduardo Araújo, e Neópolis, Marcelo Guedes, e o vereador por Aracaju, Danilo Segundo.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.