[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania – retomou na manhã desta terça feira, dia 12, a abordagem de rua da campanha de combate à mendicância e ao trabalho infanto-juvenil. A ação, iniciada no último dia 05, continua com a proposta educativa e não repressiva, o que foi definido na avaliação das equipes de trabalho após a primeira semana de campanha.
Seis grupos itinerantes, dois em cada turno, estarão trabalhando as áreas do centro comercial, rodoviária velha, Shopping Jardins, Batistão, av. Gonçalo Rollemberg Leite e orla de Atalaia até o próximo sábado, dia 16. As equipes são formadas por um técnico, dois educadores sociais, um conselheiro tutelar, um comissário do Juizado da Infância e da Juventude e um guarda municipal.
Nesta segunda semana de campanha, o plantão de atendimento está funcionando no Centro Social São João de Deus, no bairro Santo Antônio. No local, são atendidos os casos mais urgentes e feitos os encaminhamentos necessários.
Dos 151 menores cadastrados, 22 foram encaminhados para o Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infanto-Juvenil, quatro para o Projeto Gurilândia, quatro para abrigos, sete para o Centro de Estudos e Observação e sete para o Núcleo de Apoio à Família. “A maioria dos casos já encaminhados foi pela vontade dos próprios menores. Em algumas situações, existe uma maior resistência e aí nos procuramos entrar em contato com a família”, diz a assistente social da SMASC, Maria Luzia Dantas Nascimento.

Responsabilidade Social

A campanha, além de atuar diretamente com as crianças e adolescentes em situação de rua, busca atingir a população através de panfletos educativos sobre a ação desenvolvida e sua importância. “A sociedade precisa se conscientizar de que a esmola não resolve o problema dos meninos de rua”, afirma a coordenadora do Projeto Meu Caminho, Maria Joaquina dos Anjos Pinto.
Segundo a secretária de Assistência Social de Aracaju, Maria da Conceição Vasconcelos, o efeito da campanha vem sendo positivo, pois está repercutindo junto à população. “As pessoas estão demonstrando interesse pela campanha e muitos procuram saber como podem contribuir”, afirma.
Uma forma de participar dessa luta é contribuir para o FMDCA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. No lugar da esmola, a campanha incentiva a sociedade a colaborar com os programas de entidades voltadas à criança e ao adolescente, depositando qualquer quantia na conta corrente: 300046-5 Ag.011(Banese).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.