Saúde faz panfletagem contra dengue nos terminais de ônibus de Aracaju
A equipe do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez panfletagem durante a manhã desta quinta-feira, 17, nos terminais de integração de ônibus de Aracaju, para alertar a sociedade sobre o combate à dengue. A ação faz parte da preparação para a caminhada contra a doença que será realizada sábado, 19, no centro da capital.
De acordo com Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, o trabalho contra a dengue é realizado o ano inteiro, já que a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor, é uma constante. “Mesmo com o início do inverno, quando a temperatura diminui, aparecem casos de pessoas com dengue. Por isso, é necessário estar vigilante o tempo todo e tomar os cuidados necessários para evitar este mal”, enfatizou.
Participaram da panfletagem 120 agentes de endemias da brigada estadual itinerante. “Eles foram divididos em equipes para panfletar e orientar a população nos terminais do centro da cidade, da avenida Maracaju, da Rodoviária Nova, do DIA e da Atalaia”, informou Sidney Sá, acrescentando que o trabalho teve como parceira a Sociedade Civil Campinense (Socicam), administradora dos terminais, que permitiu o acesso dos agentes.
Para Genilton Dias, 28 anos, trabalhador de uma usina em Laranjeiras, ações de mobilização como esta são importantes porque incentivam as pessoas a não esquecerem da dengue. “Tenho dois filhos e a minha filha já teve esta doença. Lembro que ela sofreu muito. Por isso, é indispensável que as pessoas mantenham as lavanderias limpas, não deixem nenhum tipo de água acumulada, para evitar os criadouros do mosquito”.
Opinião semelhante tem a dona de casa Margarida Santos, 50 anos, moradora do município de Muribeca. “Graças a Deus, ninguém na minha família teve dengue, mas eu tomo todos os cuidados que sei para evitar a proliferação do mosquito. Para mim, o que deve ter é bastante limpeza nas casas. Ninguém pode relaxar”, reforçou dona Margarida, mãe de dois filhos.
Mobilização
Neste sábado, a SES realiza uma caminhada pelas ruas do centro da capital com o objetivo de conscientizar a população para o combate da dengue. A concentração será às 7h30 na Praça General Valadão e seguirá até o Mercado Municipal de Aracaju. Representantes do Governo do Estado, entidades de classe, profissionais de saúde e população estarão juntos com o intuito de mobilizar a sociedade com relação aos cuidados necessários para a prevenção da dengue.
Outros municípios sergipanos também aderiram à iniciativa e realizarão o “Dia D da Dengue”. Até a última quarta-feira, 16, haviam confirmado a mobilização as cidades de Lagarto, Simão Dias, Moita Bonita, Campo do Brito, Pinhão, Ribeirópolis, Itabaiana, Carira, Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Japoatã, Neópolis, Propriá e Nossa Senhora de Lourdes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Saúde faz panfletagem contra dengue nos terminais de ônibus de Aracaju – Fotos: Márcio Garcez/SES