Ações de prevenção e educação em saúde integram festejos juninos de SE
Em Sergipe, junho é sempre um mês especial devido às festas juninas. Mas, este ano, dois ingredientes tornam o período ainda mais especial para a Secretaria de Estado da Saúde (SES): a Copa do Mundo de Futebol e o Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. Nesse clima, a campanha da Gerência de DST/Aids traz como slogan “Garanta a defesa. Depois parta para o ataque. Use Camisinha”.
De acordo com Almir Santana, gerente do Programa Estadual de DST/Aids, serão disponibilizados cerca de 100 mil preservativos durante esse período. “Já iniciamos nossas ações, há uma semana, na ‘Casa da Prevenção’ que montamos no Arraiá do Povo, na orla de Atalaia”, informou o médico, destacando a importância da associação do material ao plano de combate ao crack, recentemente lançado pelo Governo de Sergipe.
Segundo Almir Santana, as pessoas que usam crack ficam mais vulneráveis ao não uso da camisinha nas relações sexuais, porque estão sob o efeito da droga. Com isso, o risco de contrair o vírus HIV é maior. “O uso excessivo das bebidas alcoólicas também pode favorecer o não uso do preservativo na hora do sexo”, completou o médico.
Municípios
A Gerência Estadual de DST/Aids também está apoiando os festejos juninos dos demais municípios e aconselhou que, em toda festa do interior, deve ser colocado um estande com os agentes comunitários de saúde para disponibilização de camisinha e material educativo.
“A partir desta quarta-feira, 16, a SES vai disponibilizar os kits compostos por preservativos, porta-camisinhas, camisas, bandeirolas, cartazes e folderes com lembrete sobre as doenças sexualmente transmissíveis, seus sinais e sintomas, e também sobre o favorecimento do consumo do crack”, acrescentou Almir Santana.
Vigilância Sanitária
A ‘Casa da Prevenção’ montada na orla de Atalaia também agrega ações de vigilância sanitária. Os técnicos da SES vão trabalhar com educação em saúde, tanto na área de alimentos como em outras campanhas, a exemplo do ‘Medicamento Verdadeiro’. “Todas as noites haverá três pessoas da Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária [Divisa], sendo um gerente e dois técnicos, para orientar e tirar as dúvidas dos turistas e demais participantes da festa”, informou Lígia Vieira, gestora da Divisa.
Na oportunidade, serão distribuídos folderes com orientações e ainda haverá fiscalização dos estabelecimentos comerciais no espaço do Arraiá do Povo, para saber se eles estão manipulando corretamente os alimentos que serão consumidos pela população.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Ações de prevenção e educação em saúde integram festejos juninos de SE – Fotos: Arnon Gonçalves/SES