Seides inicia etapa 2010 de cursos de qualificação profissional
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) iniciou nesta segunda-feira, 14, a capacitação profissional das comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social do Estado. O primeiro município contemplado com o curso foi Indiaroba, distante 100 quilômetros da capital.
A população será beneficiada com o curso de bolos e tortas. A oficina, minsitrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), está sendo promovida para 20 alunos na Secretaria de Assistência Social do município. As cidades de Amparo do São Francisco, Canhoba, Itabaiana, Malhada dos Bois, Rosário do Catete, Telha e Tobias Barreto também iniciarão os cursos nesta semana.
Para a aluna Maria Luzia do Nascimento, de 29 anos, o curso será fundamental para aumentar a sua renda familiar. “Sou casada com um mototaxista e tenho uma filha para sustentar. Preciso desse curso para aumentar a renda da minha casa, além de ser importante para que eu possa ter uma profissão”, ressaltou Luzia.
De acordo com a dona de casa Eliana Dantas de Andrade, de 26 anos, mãe de dois filhos, o curso será fundamental para elevar sua autoestima. “Nunca tive uma ocupação. No máximo vendi umas roupas para minhas vizinhas, mas não deu muito certo. Espero ter condições de aprender bastante com o curso e poder comercializar bolos e tortas. Vou ficar muito feliz em ter meu dinheirinho”, relatou Eliana.
A secretária de Ação Social de Indiaroba, Irene Nascimento, destacou a importante parceria entre a Seides e o município. “Essa oficina gera renda e cidadania para os cursistas. A parceria entre o Governo e Indiaroba tende a beneficiar a população que está em risco e vulnerabilidade social”, apontou.
Contrato
A contratação dos serviços ofertados pelo Senac tem o objetivo qualificar profissionalmente 5.540 pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Serão abertas 277 turmas de alunos. O convênio firmado entre a Seides e o Senac inicia a edição 2010 do Projeto Inclusão Produtiva através da Qualificação Profissional.
O programa já havia sido executado no ano passado em 58 municípios sergipanos, beneficiando 1.940 pessoas. Nesta edição, os 75 municípios receberão os cursos. A população das 17 cidades que não foram ofertadas na última edição terá prioridade.
A assessora técnica do departamento de renda e cidadania, Ana Cristina Lima, informa que os cursistas receberão certificado de conclusão de curso com carga horária de 39 horas. “Além do certificado, os alunos também irão receber o kit básico com utensílios domésticos para que tenham uma estrutura para dar continuidade ao curso. O Governo do Estado firmou o contrato com uma empresa séria e competente como o Senac com o objetivo de qualificar profissionalmente a população do interior sergipano”, reforçou a assessora.
Oficinas
As oficinas serão oferecidas nas áreas de preparação de bolos e tortas, doces e salgados, além de textura de paredes, manicura e pedicuro, manipulação de alimentos e instalador elétrico, dentre outros.
Nesta edição será ofertado ainda o curso de recepcionista geral e 700 trabalhadores informais de Aracaju serão capacitados para melhorar a qualidade na prestação de serviços e manipulação de alimentos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Seides inicia etapa 2010 de cursos de qualificação profissional –