Estado discute combate à violência contra a pessoa idosa
Representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada participam nesta segunda-feira, 14, do Seminário Estadual de Enfrentamento da Violência Contra a Pessoa Idosa, que acontece até as 17 horas no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
O evento integra a comemoração do Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa e conta com a participação de mais de 150 pessoas entre conselheiros municipais e estaduais, técnicos dos Centros de Referências da Assistência Social e Centros de Referências Especializados da Assistência Social, gestores e comunidade em geral.
De acordo com a secretária de Estado da Inclusão Social, Maria Luci, a partir do seminário serão discutidos o fortalecimento e ampliação das ações da rede de proteção ao idoso, com base no seu estatuto, para garantir mais qualidade de vida aos cidadãos da terceira idade.
“Nossa meta é possibilitar a consolidação de políticas públicas cada vez mais exitosas e includentes, garantindo a todos os direitos que lhe são assegurados constitucionalmente”, explicou a secretária.
Segundo o presidente do Conselho Estadual de Direitos e Proteção do Idoso, João Valmir de Souza, a mobilização social na perspectiva de fortalecer a rede de proteção e defesa dos direitos dos idosos que sofrem violência é uma das principais metas.
“Este é um assunto que não pode ficar esquecido. Precisamos fazer esta reflexão permanentemente e trabalhar de forma incansável para minimizar a problemática da violência que é praticada diariamente contra a pessoa idosa”, salientou João Valmir.
A rede de proteção que atua no combate da violência contra a pessoa idosa em Sergipe é composta pelo Ministério Público, Delegacia do Idoso, os Conselhos Estadual e Municipal, além da Seides, por meio do Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas).
A abertura da solenidade contou com a participação do Coral da Melhor Idade do Espaço de Cultura e Convivência Social (Eccos) em Nossa senhora do Socorro. Clique aqui para ver a programação completa do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Estado discute combate à violência contra a pessoa idosa – Coral do Eccos