[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A 20º edição do programa Sergipe de Todos está acontecendo durante toda esta sexta-feira, 11, no município de Poço Verde, a 145 km da capital sergipana. Criado pelo Governo do Estado, o evento tem como objetivo levar ações de cidadania a todo o interior de Sergipe. Os cidadãos estão conhecendo as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), através dos seus diversos programas. De acordo com a gerente do ‘Sergipe de Todos’, professora Graça Lourdes Lira, o evento é de fundamental importância para os municípios. “É um serviço desenvolvido pelo Governo voltado para toda a população. E notamos que o nosso propósito está sendo atingido, pois as pessoas sempre participam”, disse.

Na divisa com a Bahia, Poço Verde tem uma população que ultrapassa 21.157 mil habitantes, sendo que 33% das pessoas com idade acima de 15 anos não são alfabetizadas. Por isso, no estande reservado ao programa Sergipe Alfabetizado, técnicos da Seed estão cadastrando alunos de todas as idades para participar das turmas criadas com o intuito de reduzir o índice de analfabetismo no estado. Uma das beneficiadas é a aposentada Terezinha Brito da Silva, 76, que fez o seu cadastro. “É um programa muito bom, muito delicado, e que vai me ajudar a aprender a ler”, disse ela, que mora no povoado Rio Real.

O Centro de Referência em Educação Especial do Estado de Sergipe (Creese) também se faz presente no ‘Sergipe de Todos’, com o cadastramento de alunos e a divulgação dos seus serviços. O público-alvo são as pessoas com necessidades educacionais especiais em diversas faixas etárias. O cadastro tem como objetivo conhecer a situação e encaminhar as pessoas para o atendimento nos órgãos específicos. Quem esteve por lá foi a dona de casa Maria Marli Santos Santana, 38, que inscreveu a sua filha de apenas seis anos. “Minha filha precisa muito de ajuda. Acho esse programa muito bom, pois só assim ela terá mais oportunidades de estudar e aprender”, afirmou.

Lazer e inclusão digital

No estande do Departamento de Educação Física (DEF), os alunos estão participando de diversas atividades de entretenimento. De acordo com a técnica da Divisão de Lazer do DEF, Beatriz Cardoso Lisboa, essas ações estimulam os estudantes. “Essas crianças não têm muita oportunidade de lazer. Através desse programa, o Governo busca levar esse acesso dos alunos ao lazer”, explicou.

Durante todo o dia, os estudantes participam de jogos de botão, xadrez, dominó, desenho, pinturas, baralho, entre outras atividades. Foi o caso de Luan Santos de Jesus, 16, que estava brincando de jogo de botão. “Estou gostando muito de poder jogar e me divertir”, disse. Já a aluna Carla Alexandre dos Santos, 15, estava fazendo pinturas. “Acho muito bom, já participei de quase todas as atividades aqui”, disse.

A Seed também busca levar aos estudantes a inclusão digital. Através do estande do Departamento de Tecnologia Educacional (DTE), e em parceria com o Instituto Oi Futuro, os alunos estão tendo a oportunidade de criar contas de e-mail e brincar com jogos educativos.

“Estamos levando a inclusão digital, pois eles ficam muito carentes dessas tecnologias. Às vezes eles têm laboratório de informática na escola, mas não utilizam. E aqui é um momento em que eles podem se inteirar disso tudo”, explicou Rosalina Glória de Andrade, técnica do Núcleo de Tecnologia Educacional da DTE.

Um dos alunos que estiveram lá foi Aldevan Rosário Reis, de 15 anos. Ele é deficiente auditivo, e mesmo assim cadastrou sua conta de e-mail, mostrando que a inclusão digital é para todos.

 Meio ambiente

Através da parceria entre diversas outras secretarias de Governo, a Seed realiza também a Gincana Socioambiental e Cultural. Estão participando as seguintes unidades de ensino: Escola Municipal Governador Antônio Carlos Valadares, Escola Estadual Sebastião da Fonseca, Escola Estadual Antônio Muniz, Escola Estadual Epifânio Dória e Escola Municipal Presidente José Sarney. A gincana tem como finalidade conscientizar e envolver a comunidade escolar e local nas ações voltadas para a preservação do meio ambiente e a sua importância para a qualidade de vida.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.