[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Sebrae estarão juntos em projeto de qualificação nas áreas de música, audiovisual e artes cênicas. A parceria ficou definida durante visita da secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, ao superintendente do Sebrae, Emanoel Sobral. A ideia é implementar ações de políticas públicas na área da cultura, encarando não apenas o aspecto social do setor, mas trabalhá-lo como uma atividade potencialmente econômica.

O projeto prevê oficinas de capacitação técnica e de formação profissional, ações de intercâmbio, integração de grupos e missões técnicas. A meta é que o setor, principalmente aqueles que trabalham informalmente, possam se profissionalizar e terem acesso aos benefícios oferecidos a área da cultura, contribuindo para o fortalecimento de toda a cadeia produtiva. Serão realizados dois módulos extensivos de oficinas de produção musical e audiovisual no Centro de Criatividade. Cada módulo terá a duração de três meses, com duas aulas semanais, totalizando 96 horas aula.

Conforme o documento que foi entregue,  a Secult fica responsável pela coordenação, elaboração de ementa de cursos, fornecimento do espaço, aquisição de equipamentos e adaptação de instalações, programação, divulgação, mobilização de profissionais, impressão de certificados, estrutura física e operacional. O Sebrae ficará  responsável pelo custeio dos instrutores, aquisição de material didático e camisas do projeto.

Eloísa Galdino assegura que este projeto irá fortalecer e movimentar o cenário artístico sergipano, estimulando a formação de cadeias produtivas na área da cultura, dinamizando e qualificando. “O nosso objetivo é capacitar e gerar novas oportunidades à classe artística. Essa parceria com o Sebrae irá assegurar a elaboração e continuidade de novas ações na área da música, beneficiando os nossos profissionais e, consequentemente, a população sergipana. Com isso, estamos impulsionando os agentes e produtores culturais a elaboraratem projetos que possam melhor posicionar as nossas artes no cenario nacional. Nesse ponto, é importante registrar que o Sebrae tem sido um grande parceiro da Secult e da cultura sergipana”, disse Eloisa.

Para Emanoel Sobral, é de extrema importância essa iniciativa da Secult em oferecer ferramentas que proporcionem a qualificação para um setor que gera ocupação e renda para milhares de pessoas. O Sebrae, que já possui algumas ações nessa área, estará engajado no projeto apresentado por Eloísa Galdino, inclusive, oferecendo a oportunidade às pessoas envolvidas com a  música e com o teatro para adesão à condição de Empreendedor Individual, que dá direito a adquirir CNPJ e a garantia de direitos sociais como aposentadoria, auxílio-doença, acesso ao crédito e outros, informou o superintendente do Sebrae.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.