[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Começou ontem, dia 05, a I Semana em defesa dos direitos da mulher, realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. O evento, que prossegue até à próxima sexta-feira, dia 08, faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. O seminário de abertura aconteceu no auditório da Seast – Secretaria de Estado da Ação Social e do Trabalho -, e teve como tema “Diga não à Violência”. O vice-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou da solenidade representando o prefeito Marcelo Déda. Ele estava ao lado da secretária de Assistência Social, Conceição Vasconcelos, da deputada federal Tânia Soares e do vereador Magal da Pastoral.
Durante a abertura foi lançado o Programa Mulher, que tem como objetivo contribuir para a conquista de direitos sociais e políticos desse público. As diretrizes básicas do programa são a reativação do CMDM – Conselho Municipal de Direitos da Mulher -, a capacitação profissional, a intersetorialidade das ações que vêm sendo desenvolvidas e o atendimento direto através da casa abrigo e do serviço telefônico SOS Mulher.
Hoje, dia 06, pela manhã, o tema “Marcas da violência: o exposto e o invisível no cotidiano feminino” foi discutido em uma mesa redonda formada pela delegada da Mulher, Iraci Mangueira, a psicanalista Deborah Pimentel, a representante da Sociedade Afrosergipana, Joseanes Lima e como debatedora a prof. Dra. Maria Helena Cruz, da Universidade Federal de Sergipe.
Durante a tarde, a discussão será em torno do tema Ações e projetos que combatem a violência em Aracaju. Participarão da discussão a representante da Federação das Mulheres, Nicelma Sampaio, da Associação Sergipana de Prostitutas, Candelária, representante do Centro Bem-Querer e como debatedoras a representante do Sindicato dos Bancários, Ivânia Pereira e da Arquidiocese de Aracaju, Enrica Mininni.
Com o objetivo de levar à comunidade os debates sobre a temática de gêneros e violência, na quinta-feira, dia 07 acontece a discussão itinerante nos bairros. Através da exibição de vídeos didáticos, os moradores dos bairros Coroa do Meio, América, Santa Maria, Cidade Nova e José Conrado de Araújo, poderão refletir sobre a violência doméstica e as desigualdades sociais no meio em que vivem. As reuniões irão acontecer nos centros sociais de cada localidade, a partir das 15 horas.
Encerrando a programação, serão empossados, no dia 08, às 10 horas, na galeria Álvaro Santos, os membros do CMDM. Após oito anos desativado, o conselho será composto por seis entidades governamentais e seis não governamentais. Na oportunidade, a secretaria estará prestando uma homenagem às mulheres. À noite será lançado o livro “Pelas lentes do Amor”, da assistente social Márcia Santana Tavares, que trata sobre o cotidiano amoroso das camadas médias de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.