Secretário João Andrade é recebido pela presidente do MPE
O secretário de Estado da Fazenda, João Andrade Vieira da Silva, foi recebido na manhã desta segunda-feira, 24, pela procuradora-geral do Ministério Público do Estado de Sergipe, Maria Cristina da Gama e Silva Foz Mendonça, para uma reunião de apresentação do novo sistema integrado de gestão orçamentária e financeira dos órgãos públicos, o i-Gesp.
A oportunidade serviu para uma ampla conversa sobre os sistemas de execução e fiscalização da aplicação dos recursos públicos e as perspectivas que o i-Gesp traz para uma maior transparência no acompanhamento da parte financeira dos poderes. O secretário ressaltou a urgente necessidade de implementação de um sistema de gestão mais completo, que atenda às necessidades de adequação exigidas com os padrões mundiais de contabilidade.
“O Brasil aderiu a um padrão internacional de gestão da contabilidade pública e não só as empresas privadas em todo o mundo vêm se adequando. Entendemos que os poderes públicos também se insiram nesta realidade e o i-Gesp vem com esta proposta”, avaliou.
A procuradora-geral do MP concordou com a necessidade de uma maior transparência da gestão pública e ressaltou a iniciativa de evolução. “Todos estes conceitos facilitarão e muito o acesso das promotorias a dados para acompanhamento e fiscalização, pois abrange o planejamento, o controle e a execução”.
Assim como nas instâncias onde o secretário João Andrade apresentou oficialmente o projeto, foi solicitado o apoio para disponibilização das equipes de TI, planejamento e financeira para a capacitação e planejamento conjunto do processo de implantação do sistema.
Na reunião, o secretário da Fazenda esteve acompanhado ainda pelo coordenador-geral do Projeto i-Gesp, o superintendente de Administração e Finanças da Sefaz, Cláudio Luiz da Silva.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Secretário João Andrade é recebido pela presidente do MPE – Foto: Silvio Araujo/Sefaz