[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Quando o professor universitário Alberto Wisniewski e sua esposa Tanessa Oliveira resolveram sair de Blumenau e morar em Aracaju, não imaginaram encontrar manifestações culturais e folclóricas tão fortes no menor estado do Brasil. “Estamos completamente surpresos com tanta beleza. No sul não temos essas manifestações culturais ou até mesmo festas em praças públicas como esta. Os sergipanos mostram sua cultura com muito orgulho. Isso é muito importante e muito bonito de se ver”, assegurou Alberto.

A primeira experiência do casal com o forró e com a cultura sergipana aconteceu neste sábado, 22, durante o Projeto Balaio Cultural, que acontece desde o dia 5 de maio na Praça de Eventos da Orla de Atalaia. O evento – que visa promover um novo espaço para apresentações artísticas e culturais como música, bandas de pífano, dança e principalmente aquelas ligadas ao ciclo junino – tem fervido as noites de sábado da Praça de Eventos e tem animado bastando o público, que comparece com muito arrasta-pé, preparando-se para as festas juninas. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com o Banese, a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e Secretaria de Estado da Inclusão e do Desenvolvimento Social (Seides).

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, afirma que a proximidade com o mês de junho aproxima o público ainda mais do ‘Balaio Cultural’, pois encontram ali uma nova oportunidade de curtir os forrozeiros e se identificar com a cultura de sua terra. “A medida que nos aproximamos do mês de junho, o público no ‘Balaio Cultural ‘aumenta cada vez mais, mostrando que estamos cumprindo o papel de promover público para as manifestações artísticas sergipanas. Além disso, percebemos o quanto o sergipano está aguardando ansiosamente a temporada do forró, uma época que dialoga ativamente com a cultura nordestina e principalmente sergipana”, completou Eloísa.

Arrasta-pé

Durante a festa, o público lotou a arena de apresentações, mostrando que forró está no pé, aguardando todas as festas que acontecerão no mês de junho. Já os artistas, com muita animação, apresentavam um pouco do que há de melhor na cultura do estado.

A festa começou com a apresentação da Quadrilha Xodó da Vila, que com suas cores contagiou a todos, interagindo com o público ao som do xote e do xaxado. Logo depois foi a vez do Grupo Forró Pé Quente, cantando um pouco dos mais tradicionais sons da música nordestina de raiz. Na sequência, a festa prosseguiu com a apresentação do embolador Tupã da Viola, finalizando a noite com o forró do cantor Senna.

O casal Rosineide dos Santos e Gilson dos Santos dançavam animados durante a apresentação da banda Forró Pé Quente e contam que pare eles a época do forró está apenas começando. “Este espaço é muito bom e as apresentações estão maravilhosas, a quadrilha foi belíssima, interagindo e animando bastante a todos. Agora, é só esperar o São João chegar”, comemorou Rosineide.

Para a vocalista do Grupo Forró Pé Quente, Edilsa Alves, o projeto é uma iniciativa muito boa, pois proporciona aos artistas mais um espaço para se apresentarem e mostrarem seu trabalho. “A Secult e a organização do ‘Balaio’ estão de parabéns, e esta é uma iniciativa que deve acontecer mais vezes, pois assim podemos divulgar ainda mais nosso trabalho, ampliando as oportunidades para além do mês de junho”, destacou.

Com um público diversificado, que mesclava entre jovens, adultos e idosos, o ‘Balaio Cultural’ animava a todos que participavam do evento. A empresária Josefa Andrade, que passeava pela Orla, não deixou de prestigiar a festa, e afirmou que está gostando bastante da programação. “Dançar forró é sempre bom, e principalmente quando temos um ambiente familiar e com uma boa infraestrutura como a que há aqui”, comemorou.

O cantor Senna foi a última atração da noite e não escondeu a satisfação em estar participando do ‘Balaio Cultural’. “Este é um espaço onde estamos tendo a oportunidade de mostrar um pouco do trabalho do artista local, o que é de muito bom grado termos isso antes do período junino, uma iniciativa ímpar da Secult que além de proporcionar o espaço, nos fornece uma estrutura tão boa e organizada”, disse Senna.

No próximo sábado, o projeto continua. Desta vez, com as apresentações do Grupo Folclórico Cassini Coco, logo após tem Zezinho do Acordeon e para fechar a noite com chave de ouro tem o Trio Jurity.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.