Educação e MPE divulgam resultado do Censo Educacional em Dores
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e o Ministério Público Estadual (MPE) divulgaram na manhã desta sexta-feira, 21, o resultado do Censo Educacional 2010 realizado no município de Nossa Senhora das Dores, em março passado. O evento ocorreu na Escola Municipal Arnaldo Rollemberg Garcez e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, do secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, do promotor Gilton Feitosa Conceição e do prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldom Luiz dos Santos. A divulgação do pós-censo ocorreu durante a realização do ‘Sergipe de Todos’ no município.
A primeira-dama agradeceu ao prefeito de Nossa Senhora das Dores e à equipe da Seed que trabalhou no pós-censo e destacou a importância de cada um estar matriculado na escola. “A educação é para que vocês possam crescer no que estiverem fazendo. A partir do momento em que adquirimos informação e conhecimento, ninguém nos engana. E a política tem que ser um objeto de transformação da sociedade”, afirmou.
O professor José Fernandes de Lima elogiou o trabalho realizado em prol do censo educacional no município de Nossa Senhora das Dores. “O censo é o exemplo de eficiência e carinho que o governo tem com a sociedade. O que estamos vendo é um movimento de mudança no estado de Sergipe, colocando todas as pessoas de boa fé num mesmo sentido, para que se promova a melhoria da qualidade da educação e da qualidade de vida do nosso povo”, disse.
Cidadania
De acordo com a coordenadora do Censo Educacional da Seed, Selma Siqueira, além de melhorar a educação, o censo também promove a cidadania. “Além de matricular os alunos, é um projeto de cidadania que dá subsídios aos gestores municipais sobre diversas demandas, como necessidade de creches, transporte, merenda escolar, e ainda oferece certidão de nascimento a quem não tem”, explicou. A mesma opinião foi compartilhada pelo secretário municipal de Educação, José Santos Barroso. “O município dá um importante passo para erradicar o analfabetismo e promover a cidadania”, afirmou.
O prefeito de Nossa Senhora das Dores, Aldom Luiz dos Santos, também ressaltou a necessidade de ter esses dados educacionais. “O trabalho do Ministério Público com a Secretaria de Estado da Educação é de fundamental importância para que possamos buscar um melhor resultado do censo. Hoje temos os números reais para trabalhar e colocar as pessoas nas escolas”, disse.
O promotor de Justiça da comarca de Nossa Senhora das Dores, Gilton Feitosa Conceição, foi um dos que estiveram presentes ao evento e falou sobre a importância do trabalho do MP em parceria com a Seed na realização do censo. “Hoje estamos mostrando à comunidade os resultados do censo e as medidas que serão adotadas. O Ministério Público vai acompanhar todo o esforço do município e do estado para atrair essas pessoas para a alfabetização”, afirmou.
Resultados
O censo educacional já foi realizado em 13 municípios sergipanos e tem como objetivo identificar a quantidade de alunos que estão fora da escola e os alunos que não têm registro de identificação, como certidão de nascimento. Segundo Selma Siqueira, foram encontrados em Nossa Senhora das Dores mais de três mil alunos não alfabetizados. A grande maioria está na faixa etária acima dos 50 anos de idade, com cerca de mil alunos. De um total de 13.334 pessoas das zonas urbana e rural que passaram pela pesquisa, 9.074 estão frequentando a escola e 4.260 estão fora da escola. Além disso, foram identificados 20 alunos com necessidades educacionais especiais não frequentando a escola e 141 alunos sem certidão de nascimento. “A partir de agora estaremos fazendo a pré-matrícula desses alunos, e o Governo vai utilizar todos os seus programas, como o Sergipe Alfabetizado, a fim de encaminhá-los para a escola”, disse Selma Siqueira.
De acordo com a coordenadora, para a realização do censo educacional em Nossa Senhora das Dores, 550 recenseadores voluntários visitaram 7.500 residências da zona urbana e de 22 localidades da zona rural. Além disso, houve a participação de 50 coordenadores setoriais, que foram os agentes de saúde do município. O próximo censo será realizado no município de Santana do São Francisco, no mês de junho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Educação e MPE divulgam resultado do Censo Educacional em Dores –