[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Dez novos leitos de UTI materna, 15 leitos de PPPs (pré-parto, parto e puerpério), 11 leitos maternos já instalados, implantação de UTI pediátrica com sete leitos e novo centro cirúrgico com cinco salas de operação. Essas inovações são o mais recente resultado do investimento que o Governo de Sergipe vem fazendo no Hospital e Maternidade Santa Isabel. O valor do convênio, firmado através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é de quase R$ 3 milhões.

Na manhã desta quarta-feira, 12, a secretária de Estado da Saúde , Mônica Sampaio, e o secretário de saúde de Aracaju, Antônio Samarone, visitaram as obras desses setores, que já estão concluídas e devem ser entregues aos usuários do SUS no final do mês de junho. Até lá, as unidades serão equipadas. A visita foi acompanhada pelo diretor-presidente da instituição, José Carlos Pinheiro, e pela imprensa.

“O investimento feito no Hospital Santa Isabel é importantíssimo, porque vem ampliar e qualificar a oferta de serviços hospitalares e a assistência materno-infantil”, declarou Mônica Sampaio, apresentando aos jornalistas números que atestam o esforço do Governo de Sergipe em dar mais qualidade à saúde da mulher e da criança.

“São 36 novos leitos abertos na maternidade Santa Isabel, 17 novos leitos na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e mais 12 no interior do estado, o que representa um incremento na oferta de leitos da ordem de 20%”, enfatizou Mônica Sampaio. A secretária também acrescentou que o Estado de Sergipe conta atualmente com 332 leitos obstétricos, sendo 174 na capital.

Parto humanizado

A partir dos investimentos feitos pelo Governo do Estado na Maternidade Santa Isabel será possível implantar o parto humanizado preconizado pelo Ministério da Saúde, através da Lei Federal nº. 11.108, de 7 de abril de 2005. O parto humanizado dá à parturiente o direito de ter um acompanhante durante todo o período de internação, que inclui as três etapas pelas quais elas passam (pré-parto, parto e pós-parto).

Centro cirúrgico

O Hospital Santa Isabel, que em média realiza por mês 900 procedimentos cirúrgicos eletivos (cirurgias marcadas, não urgentes), terá a sua capacidade de atendimento praticamente duplicada. Atualmente, a unidade hospitalar funciona com três salas de operação. Com o novo centro cirúrgico implantado com recursos do Governo do Estado, entretanto, passará a dispor de cinco salas.

“Esta é uma obra de grande importância, uma vez que teremos a capacidade de atendimento do centro cirúrgico quase que dobrada. Isso vai resultar em atendimento mais ágil e qualificado, que é a nossa meta”, disse o diretor-presidente da instituição, Jose Carlos Pinheiro.

Ele destacou que o novo espaço cirúrgico será dotado de equipamentos e recursos tecnológicos de ponta, de aparelho DSI (inviabiliza qualquer pane elétrica) e de piso condutor de eletricidade, que evitará desconforto para o paciente que se submeter ao uso do bisturi.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.