[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na próxima segunda-feira, dia 10, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) realizará o ‘Curso Prático de Refis’ – direcionado a profissionais de contabilidade – com o objetivo de facilitar os estudos para adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis).

O objetivo da Sefaz é promover um amplo conhecimento sobre o Refis, não só da criação e do prazo de adesão, mas na formação de turmas para um curso prático que auxiliem os profissionais no desempenho das suas funções – especificamente no tocante ao Refis. “O contador e o contabilista é quem vai lidar diretamente com o simulador do programa, é com ele que o contribuinte vai estudar as melhores opções para aderir ao Refis. Com o curso, poderemos explicar detalhes com uma simulação prática das opções que o programa oferece”, explicou a superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Eliana Maria Fonseca Brasil.

O curso será realizado no auditório do prédio-sede da Secretaria da Fazenda – com o apoio da Ouvidoria Fazendária – e possui três horas de duração. “Iniciaremos às 9h e iremos explorar todos os detalhes que os profissionais nos solicitarem. Na verdade, o curso, além de ser prático, é interativo, para que ele tenha o total domínio sobre o assunto”, complementou Eliana. A superintendente também informou que uma segunda turma está sendo composta para ainda esta semana.

O Programa de Recuperação Fiscal (Refis), lançado pelo Governo do Estado no final da semana passada, é destinado a empresas em débito com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Com o Refis, o Governo abre a oportunidade para que os contribuintes regularizem sua situação perante o Fisco estadual.

O período para aderir ao plano de parcelamento de débitos se estende até o dia 31 de maio. Estão aptas ao benefício pessoas jurídicas em qualquer situação de pendência com o ICMS – seja oriunda de substituição ou antecipação tributária (inadimplência referente ao ICMS) – inscritas ou não na dívida ativa junto à Sefaz – desde que os débitos apurados em autos de infração tenham sido lavrados até 31/12/2008 – constituídos ou não, incluindo os espontaneamente denunciados.

O programa também abrange débitos de parcelamento em curso, desde que adimplentes, e os débitos de parcelamentos anteriores rescindidos até 31/08/2009.

Desenvolvimento econômico

O Refis 2010 permite de forma concreta a regularização de quem está em débito com o ICMS e dinamiza as atividades comerciais, promovendo a geração de mais dividendos para o Estado. Para aderir ao programa, basta o contribuinte acessar o site da Sefaz (www.sefaz.se.gov.br)  no link “Refis”, ou ir aos Ceacs.

Tabela de parcelamento

 

FORMA DE PAGAMENTO

 

REDUÇÃO NAS MULTAS

 

REDUÇÃO NOS JUROS DE MORA

 

PARCELA ÚNICA

 

95%

 

80%

 

De 02 a 12 PARCELAS MENSAIS

 

80%

 

60%

 

De 13 a 36 PARCELAS MENSAIS

 

75%

 

55%

 

De 37 a 60 PARCELAS MENSAIS

 

70%

 

55%

 

De 61 a 72 PARCELAS MENSAIS

 

65%

 

50%

 

De 73 a 96 PARCELAS MENSAIS

 

60%

 

45%

 

De 96 a 120 PARCELAS MENSAIS

 

50%

 

40%

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.