Inscrições para a 5º Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente seguem até 31 de maio
Os professores e alunos do Ensino Médio ou do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados em escolas públicas e privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação, que quiserem participar da 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, têm até o dia 31 de maio para efetuarem a inscrição. O formulário está disponível no endereço eletrônico www.olimpiada.fiocruz.br. O evento tem como tema ‘Plantando idéias e formando cidadãos’.
Na tarde desta terça-feira, 27, professores, diretores e técnicos do Departamento de Educação, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), participaram da palestra do coordenador Regional da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, Marcos André Vannier dos Santos. Segundo o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz e chefe do laboratório de Biomorfologia Parasitária, dentre os objetivos da Olimpíada, destaca-se a valorização do trabalho do professor.
O profissional de educação é o responsável pela condução do trabalho pedagógico. “O projeto olímpico pretende tornar mais forte, nos jovens estudantes, o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar”, disse. Para ele, a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente tem a missão de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, capazes de refletir sobre as condições ambientais e de saúde no Brasil.
Inscrições
De acordo com Marcos André Vannier, cada professor pode inscrever até cinco trabalhos por escola, independente da modalidade ou categoria. Aquele que atuar em mais de uma escola, pode inscrever-se por até três instituições de ensino. Todos os trabalhos originais devem ser enviados, via Correios, para a Coordenação Regional de seu estado. A data limite para a postagem do material é sete de junho de 2010.
Os trabalhos serão divididos em três modalidades: Produção Audiovisual, de Texto e Científica. A produção audiovisual é composta por multimídia (slides sonorizados e animação), cinema (documentário e ficção) e vídeo (vídeo-arte, programa de entrevista, vídeo-reportagem e videoclipe). As produções devem ter a duração máxima de 10 minutos. Já a produção de texto terá que apresentar trabalhos individuais ou coletivos, que explorem as diversas formas ou estilos literários como contos, reportagens, redações, poemas, crônicas, paródias, cordel, etc. O texto deverá ter no máximo 10 páginas.
Com relação à produção científica, os projetos de pesquisa científica a serem inscritos tem que integrar grupos de alunos, turma ou escola. Podem ser apresentados projetos diversos, incluindo experimentos científicos destinados à verificação de fenômenos naturais ligados ao tema saúde e/ou meio ambiente. A apresentação da metodologia utilizada pela equipe escolar é fundamental. Não há limites definidos de página, contudo, é obrigatória a remessa de outras formas de registro não escrito, como fotografias, gráficos, vídeos, cd-rom, etc.
Histórico
Criada em 2001, a Olimpíada é promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). A etapa regional vai do dia 28 de junho ao dia 2 de julho; a etapa nacional acontece no
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Inscrições para a 5º Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente seguem até 31 de maio – Professores e técnicos da Seed participaram de palestra / Fotos: Ascom/Seed