FHS negocia com intensivistas para fechar os 5% restantes da escala
Na manhã desta terça-feira, 27, o diretor-geral da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Antônio Carlos Guimarães, esteve no Ministério Público Estadual (MPE) para negociar o fechamento dos 5% restantes da carga horária dos médicos intensivistas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). A próxima audiência acontecerá na sexta-feira, 30.
Dos 13 médicos intensivistas aprovados no último concurso público, somente quatro tomaram posse. “Tentamos fazer a contratação por concurso público, tentamos por processo seletivo simplificado e temos uma terceira alternativa que é uma contratação de uma empresa em que os profissionais que aderirem a isso terão seus direitos profissionais garantidos”, explicou Antônio Carlos.
Conforme destacou o diretor, a fundação está oferecendo uma remuneração mais atrativa para os médicos. “O conselho de curadores da FHS elaborou uma resolução para que haja um pagamento de gratificações pelo local de exercício, trabalho e produtividade. São várias maneiras de melhorar o ganho salarial do médico. Nas negociações que venho tendo com os profissionais [como de ortopedia, plástica, cirurgia geral] estamos equacionando essa questão”.
Leitos
Para garantir o bom atendimento dos pacientes críticos do hospital, são disponibilizados cerca de 40 leitos na Ala Amarela, 17 na UTI adulto e sete na pediátrica, além de dez na sala de recuperação pós-anestésica, criada recentemente. “Existe um espaço para o paciente crítico que tem um dimensionamento adequado em termos de pessoal, padrão de equipamentos e ambiência”, informou Antônio Carlos.
Segundo ele, a Fundação Hospitalar, hoje responsável pela gestão do Huse, estava com dificuldade em termos de contratação do profissional médico. “No entanto, através de negociação entre a FHS e uma equipe de médicos que se dispõe a trabalhar, isso está sendo equacionado na formatação de um contrato que a gente espera que tenha sucesso”, explicou o diretor-geral.
Atualmente, o Huse conta com 25 médicos intensivistas. “Desses, 21 são estatutários e os outros quatro são os aprovados no último concurso. Precisamos de mais cinco profissionais com carga horária de 24 horas semanais”, reforçou o responsável técnico pela UTI do Huse, Hugo Canavessi.
- FHS negocia com intensivistas para fechar os 5% restantes da escala – Reunião aconteceu no Ministério Público Estadual / Fotos: Marco Vieira