Workshop do PAR reúne representantes das redes municipais de educação de Sergipe
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveram na manhã desta segunda-feira, 19, o 3º Workshop do Plano de Ações Articuladas (PAR). A iniciativa tem como objetivo acompanhar a execução das ações do PAR, assim como discutir a expansão da parceria entre as instituições e o Ministério da Educação (MEC). Os outros encontros aconteceram em dezembro de 2007 e agosto de 2009. Prefeitos, secretários de Educação dos municípios sergipanos e assessores das prefeituras estiveram presentes ao evento, que aconteceu no auditório da Reitora da UFS. A coordenadora do PAR na Seed, professora Jucileide Dias, representou o secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima, no workshop.
O 3º Workshop do PAR também contou com a presença da representante do Ministério da Educação/FNDE, Aline Lorrayed, que na ocasião anunciou a formatação de uma rede de comunicação na internet para auxiliar os municípios sobre o planejamento estratégico do PAR. “Esta ação é mais uma que prevê alcançar como resultado a elevação dos indicadores de qualidade da educação básica do Brasil, sobretudo nos municípios que revelaram baixo Índice de Educação Básica (Ideb)”, disse a representante do MEC.
PAR em Sergipe
Em Sergipe, a elaboração do PAR teve início em novembro de 2007 e seguiu a proposta do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação do MEC. Com o apoio de consultores da Seed e da UFS, com financiamento do FNDE/Ministério da Educação, que disponibiliza as condições de trabalho aos consultores, 74 municípios elaboram seus Planos. Desses, 60% estão concluindo a etapa de monitoramento. Numa outra etapa, que deve acontecer entre o final de maio e início de junho, os municípios deverão se reunir para estruturar o citado plano.
Na ocasião, a coordenadora do PAR na Seed, professora Jucileide Dias, informou aos participantes que a Seed pode disponibilizar técnicos que atuam nos mais diversos programas, de forma a esclarecer questões e assim auxiliar na elaboração do monitoramento do plano. “A Seed tem apoiado este plano desde o ano de 2007 e, seguindo a orientação do professor Lima, coloca-se à disposição dos municípios para contribuir com a construção do PAR, já que alguns ainda não concluíram a etapa do monitoramento”, ressaltou a assessora da Seed.
A professora Eva Maria Siqueira Alves, da UFS, também faz parte da equipe de consultores que acompanha a execução das ações para a construção do PAR em Sergipe. Segundo ela, ao realizar este 3º workshop, os parceiros buscam ajudar os municípios a cumprir todas as etapas do PAR. “Assumimos o compromisso de orientar, monitorar e acompanhar a implementação das ações definidas pelo plano, a exemplo de formação de professores e dos profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e avaliação; infraestrutura física e recursos pedagógicos e gestão educacional”, informou a professora Eva.
Esclarecimento
Para os participantes, a ocasião contribuiu para esclarecer as dúvidas. O prefeito de Indiaroba, João Eduardo de Araújo, disse que o PAR vem desenvolver a educação nos municípios no âmbito da educação fundamental. “Esses eventos servem para que possamos tirar dúvidas, esclarecer questionamentos”, disse o prefeito.
A secretária de Educação de Itabaianinha, Fernanda do Nascimento, disse que o Plano de Ações Articulados do seu município já foi elaborado. “Concluímos este trabalho há duas semanas. O PAR é o principal instrumento de gestão educacional do município. Se conseguirmos elaborar e monitorar, teremos bons resultados”, disse a secretária.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Workshop do PAR reúne representantes das redes municipais de educação de Sergipe – Coordenadora do PAR na Seed
- professora Jucileide Dias / Fotos: Ascom/Educação