Sefaz recolhe mais de 1,5 tonelada de alimentos e materiais para desabrigados
A campanha de solidariedade realizada pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) para arrecadação de donativos às famílias desabrigadas em Sergipe por conta das chuvas contabilizou mais de 1,5 tonelada de alimentos, além dos diversos produtos de limpeza, higiene pessoal, colchões, peças de vestuário, entre outros materiais.
As doações materiais e de parte de alimentos são fruto da campanha interna junto aos funcionários da Sefaz realizada nos setores do prédio-sede, Ceacs e postos de fiscalização. Durante a semana, os setores foram visitados por uma equipe que liderou a arrecadação dos donativos. Foram feitos comunicados através da rede interna de computadores e cartazes foram afixados nos quadros de aviso.
Na visita aos setores, os servidores foram sensibilizados para a necessidade da ação humanitária e postos de recolhimento foram montados em pontos estratégicos da secretaria, assim como nas demais unidades da Sefaz pelo interior. Uma outra campanha em paralelo também foi realizada entre os funcionários para aquisição gêneros alimentícios.
A ideia de adquirir os gêneros alimentícios partiu de um dos motoristas da secretaria, José Milton Magalhães, e desta forma foi organizado um ‘Livro de Ouro’ para a arrecadação. Segundo explica o gerente de administração da Sefaz, Kácio Manoel Campos dos Santos, que coordenou a logística da campanha, a contribuição também financeira não teve valor fixo. “Muito pelo contrário, foi uma iniciativa de quem realmente desejou contribuir financeiramente. Foram compradas 18 sacas de alimentos”, explicou.
Uma verdadeira força-tarefa foi montada durante esta sexta-feira para embalar os gêneros alimentícios. O resultado desta doação foram 475 pacotes de arroz, 438 pacotes de feijão e 178 pacotes de farinha, cada um com aproximadamente 1 kg , e ainda 840 pacotes de 500 g de flocos de milho. “Estamos deixando tudo pronto para a distribuição”, frisou o gerente.
Além das doações dos funcionários e da contribuição para o “Livro de Ouro”, a Secretaria da Fazenda realizou um levantamento dos materiais apreendidos resultantes de ações de fiscalização. No levantamento, a secretaria teve o cuidado de relacionar apenas o que está em situação jurídica de incorporação ou doação. Para estes casos, será oficializado um termo de transferência para a Secretaria de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides).
De acordo com o secretário da Fazenda, João Andrade, o quantitativo de materiais vai contribuir para atenuar a situação difícil em que milhares de famílias em Sergipe se encontram. “Como exemplo, estamos repassando à Secretaria de Inclusão 1.640 baldes plásticos, 6.000 rolos de papel higiênico, 553 frascos de detergente, 541 calças jeans, 1.656 pares de calçados e 7.803 peças de roupas diversas. É uma somação de esforços para ajudar da melhor forma estas famílias neste momento tão difícil”, relatou o secretário.
Além destes materiais, estão prontos para serem repassados à Seids 66 vassouras de piaçava, 790 cestas plásticas, 200 pás de lixo, 145 vasilhames de álcool etílico, 489 vassouras de nylon e 967 esponjas de aço.
Visita
Na manhã desta sexta, 16, a secretária de Estado de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Luci Silva, visitou o depósito da Sefaz acompanhada da sua assessoria e da secretária do Gabinete da primeira-dama do Estado, Ivaneide Nascimento, para verificar os materiais que serão repassados para doação. “Estes materiais vão nos ajudar muito neste momento”, disse. Durante a conversa, a secretária de Inclusão também foi informada das outras ações solidárias dos servidores da Fazenda em prol das famílias vítimas das enchentes. “Achei muito interessante a ideia do ‘Livro de Ouro’”, opinou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sefaz recolhe mais de 1
- 5 tonelada de alimentos e materiais para desabrigados – Fotos: Ascom / Sefaz