Sergipe define últimos detalhes para a participação no 5º Salão do Turismo
Representantes do trade turístico e de instituições públicas ligadas ao segmento estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 13, no complexo que sedia a Secretaria do Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) para discutir mais detalhes sobre a participação de Sergipe no 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.
O evento é a grande vitrine dos destinos turísticos brasileiros. Na ocasião, os estados aproveitam para divulgar da melhor forma suas potencialidades e atrativos. Este ano, o encontro acontecerá de 26 a 30 de maio, em São Paulo, e promete atrair um público de 100 mil pessoas.
O Salão é organizado pelo Ministério do Turismo (MTur) e busca estimular turistas a conhecer as peculiaridades das regiões brasileiras. A estrutura do evento organiza os Estados em cinco macro regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, e Sul. Na ocasião, Sergipe se juntará aos com os demais estados nordestinos em um espaço que remeterá a um Arraiá de Vil estilizado, com a temática ‘Ciclo Junino’. O estande de Sergipe virá com seis balcões, que divulgarão os roteiros, as cidades históricas, os litorais Sul e Norte, e a capital, Aracaju.
“Os estandes dos Estados contarão com uma área destinada à comercialização de produtos da gastronomia típica, sala vip e balcões de apresentação das atrações e destinos turísticos. Aproveitando o alto fluxo de pessoas, Sergipe está preparando ações especiais para mostrar para o público o que o estado tem de melhor nas áreas de manifestações artísticas, degustação de produtos típicos, artesanato, moda, técnicas de produção de artesanato regional, agricultura familiar e vendas de destinos”, ressaltou a representante da Empresa Sergipana de Turismo, Juliana dos Humildes.
Compuseram a mesa de discussões representantes da Sedetec, Emsetur, Sebrae; Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV); Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH); Fundação Municipal da Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju); Secretaria do Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis); Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro); e da Associação Brasileira dos Bares e Restaurantes (Abrasel).
Últimos acertos
Na reunião desta terça-feira estiveram reunidos representantes de 10 municípios, que na ocasião discutiram com a representante da Emsetur a participação de cada localidade no Salão do Turismo – com a divulgação de eventos folclóricos e culturais, e de destinos turísticos, além de distribuição de brindes e produtos para degustação.
Na pauta do encontro estiveram ainda as parcerias com o Sebrae, para o custeio do piso do estande, e a empresa Maratá, para a disponibilização de produtos para degustação. Para animar a festa e apresentar aos visitantes o melhor da música sergipana, a Funcaju enviará o Quinteto Sanfônico.
Durante o encontro, foi apresentada a estratégia de divulgação do comitê que representará Sergipe na ‘Rodada de Negócios’- área do Salão do Turismo dedicada a encontros pré-agendados entre agentes de viagens locais e grandes operadoras do Brasil, conforme determinação do MTur.
Ainda sobre a área voltada ao fechamento de negócios, foi discutida a participação da Setrapis, por meio do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), que atuará na área ‘Rodada do Artesanato’ – a qual promove o encontro entre artesãos e agentes do setor turístico, assim como a participação da Emdagro, com o Turismo Rural na Agricultura Familiar, que atuará na ‘Rodada do Agronegócio Familiar e Turismo’.
Para trabalhar como voluntários do evento, foi anunciada a presença de 30 alunos do curso de bacharelado em turismo da Faculdade de Sergipe (Fase). Nessa edição do Salão do Turismo, as Instituições de Ensino Superior (IES) que possuem curso na área tiveram a oportunidade de inscrever os artigos científicos. Os selecionados serão publicados no livro eletrônico do evento.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Sergipe define últimos detalhes para a participação no 5º Salão do Turismo –