[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O governador Marcelo Déda recebeu em reunião, no Palácio dos Despachos, os prefeitos de São Cristóvão, Alex Rocha, e de Aracaju, Edvaldo Nogueira, para discutir ações articuladas a partir das prioridades traçadas nos municípios para enfrentar os problemas ocasionados pelas fortes chuvas que incidem em Sergipe nos últimos dias.
 
Na ocasião, os prefeitos também fizeram questão de registrar o agradecimento pela assistência fornecida pelo Governo do Estado durante as primeiras ocorrências, onde foi preponderante a ação de órgãos como a Secretaria de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), também através da Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), através do Departamento de Infraestrutura Rodoviária (DER), dentre diversos outros órgãos.
 
“Nós fomos atendidos prontamente e os desabrigados no nosso município já receberam cestas básicas, colchões e toda a assistência necessária nesse pior momento em que a chuva ocasionou perda de moradias”, justificou o prefeito Alex Rocha.
 
De forma semelhante, o prefeito Edvaldo Nogueira também registrou o agradecimento pela ação coordenada do Governo do Estado, reforçando as ações implementadas na esfera municipal para minimizar os danos provocados pela chuva intensa.
 
Articulação
 
Também participaram da reunião o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, e o presidente do DER, Antônio Vasconcelos, que discutiram as ações de apoio às iniciativas definidas dentro dos respectivos municípios. 
 
“Nós recebemos informações meteorológicas dando conta que a frente fria continua estacionada sobre Sergipe e, especialmente, sobre Aracaju e parte do Vale do Cotinguiba. As previsões dão conta de que de hoje para amanhã ela possa alcançar alguns municípios do Baixo São Francisco. Até o momento, já caíram sobre Sergipe mais de 320 mm de chuva. Em quatro dias choveu mais do que o esperado para todo o mês de abril, que era de cerca de 212 mm”, explicou o governador.
 
Segundo Déda, o Governo do Estado continuará adotando medidas para dar resposta imediata aos problemas ocasionados nos municípios sergipanos. 

“Até agora, são mais de mil famílias desabrigadas em todo o estado, mais de mil casas avariadas, entre perda total e risco de perda. Nós estamos acompanhando a ação das prefeituras, com a Defesa Civil dando toda a assessoria, a Secretaria de Estado da Educação disponibilizando as escolas para receber os desabrigados, a Secretaria da Saúde em plantão permanente e já preparando campanhas de vacinação específicas para regiões que sofreram inundações e a Secretaria da Assistência Social distribuindo os kits de socorro básico com colchonetes, água e alimento para preservar as famílias que estão sendo recebidas nos abrigos, dentre diversas outras ações”, resumiu o governador.
 
Além disso, ainda segundo Marcelo Déda, o Centro de Meteorologia de Sergipe (Cemese) mantém o acompanhamento permanente para que o Governo esteja atualizado sobre as zonas de maior risco, oferecendo condições de ação para preservação de vidas humanas.
 
“É claro que uma chuva com essa intensidade vai trazer prejuízos. A ação do Governo nesse momento é resolver a emergência e, graças a Deus, até o momento não houve vítimas fatais. Houve feridos e perdas materiais, mas as vidas dos sergipanos estão sendo preservadas, e é meu dever parabenizar o trabalho da meteorologia sergipana, pois graças a isso, pudemos nos preparar antecipadamente e, através da imprensa, preparar a sociedade sergipana para essa intensa chuva que está sobre Sergipe”, concluiu o governador.
 
Também participaram da reunião, o secretário do Grande Rosa Elze, que integra a equipe do prefeito Alex Rocha, Lindenberg Andrade, e o secretário de Estado da Casa Civil, Oliveira Júnior.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.