[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu nesta segunda-feira, 12, no auditório de Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, a I Reunião Ordinária do ano de 2010. Na ocasião, foi realizada uma avaliação sobre o resultado das ações do Sistema de Gestão Estratégico (SGE), em especial sobre o desenvolvimento da secretaria em 2009 – tanto nos departamentos, como nas diretorias Regionais de Educação (DRE’s) e nas escolas da rede pública estadual.

Com esta iniciativa, a Seed objetiva discutir, de forma coletiva, o planejamento ou até o replanejamento de ações que deverão ser executadas ao longo deste ano com base estabelecida no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) de Sergipe. Gestores e assessores da Secretaria da Educação participaram da reunião.
 
Avanços

Ao abrir a Reunião Ordinária, o secretário da Educação, professor José Fernandes de Lima, afirmou que, desde o início desta gestão, a educação foi pensada enquanto coletividade, enquanto política pública. “Essa foi a primeira mudança que colocamos na educação. Por isso fizemos um grande diagnóstico que resultou na construção do PDE”, lembrou o secretário. O PDE de Sergipe foi criado em 2007 e possui 6 diretrizes, 26 programas e 63 metas. Elas têm como objetivo diminuir a evasão escolar; aumentar o desempenho dos alunos e melhorar as condições de trabalho dos gestores dentro das escolas.

O secretário da Educação frisou alguns avanços das ações realizadas pela Seed, a exemplo dos resultados alcançados com a alfabetização de jovens e adultos, que hoje chega a 60 mil alunos alfabetizados, e a aprovação de alunos da rede no vestibular. Foram 3.172 aprovações em 2010. “Queremos fazer educação para o sucesso do educando”, ressaltou.

“A nossa discussão e o nosso compromisso devem estar relacionados à estrutura administrativa; à estrutura pedagógica; às finanças e, finalmente, ao encaminhamento do PDE para a Assembléia Legislativa, no final de 2010, de modo a estabelecer metas para 2020”, resumiu o professor José Fernandes.

O secretário informou ainda que, através do Departamento de Educação (DED), a Seed estará elaborando um documento, denominado Referência Curricular, para ser construído com a colaboração dos professores da rede.

Apresentação

O diretor da Assessoria de Planejamento (Asplan), professor Maurício Nascimento Filho, foi o responsável pela condução da reunião. O que foi ou não realizado a partir do que orienta o Sistema de Gestão Estratégico (SGE) foi debatido na oportunidade. Esse sistema, que transforma as planilhas eletrônicas (Excel) em um sistema desenvolvido em software, possibilita com mais eficácia o acompanhamento das ações realizadas, independente do local onde se encontre o gestor.

“O SGE ajuda a planejar e executar as ações, mantendo o foco no objetivo de alcançar as estratégias definidas para os quatro anos de gestão”, disse Maurício Nascimento. Já se referindo à importância do encontro, o diretor da Asplan afirmou que o momento permite analisar o desempenho de 2009 e estabelecer um projeto para 2010. De acordo com o diretor, o SGE estabelece 60 metas para os departamentos, 23 paras as Diretorias Regionais de Educação e 9 para as escolas.

Qualidade da educação

“A maioria dessas metas foi atingida, mas temos que procurar cumprir as demais para promover a melhoria da qualidade da educação”, ressaltou o diretor da Asplan. Para a professora Nádia Cardoso, diretora de Educação de Aracaju (DEA), a ocasião vai contribuir para esclarecer algumas dúvidas e anunciar os avanços. Nádia destacou que, com as ações do SGE, a exemplo do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), foi possível avançar significamente em relação ao planejamento. “O SIGA nos dá uma visão geral da escola”, disse.

Metas definidas

A gestora de Planejamento da DRE 8, professora Tânia Maria Chagas,  participou da reunião. Ela informou que, seguindo as orientações do SGE, visitas técnicas foram planejadas, agendadas e realizadas em cada uma das 69 escolas coordenadas pela diretoria.Segundo o diretor desta Regional, professor Everaldo Fontes, a diretoria cumpriu 75% das metas definidas. “Foram colocadas 23 metas. Já atingimos 18”, informou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.