[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A primeira-dama do Estado, Eliane Aquino, participou neste domingo, 11, do encerramento da Caravana do Esporte e da Música realizado no auditório do Colégio Nossa Senhora das Graças, município de Propriá, distante 102 quilômetros da capital. Os programas consistiram na promoção de atividades para professores, crianças e adolescentes durante três dias, visando ao direito ao lazer e à educação. A iniciativa é consequência de uma parceria entre a emissora de TV ESPN, com os Institutos Esporte Educação e Sol da Liberdade e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O Governo de Sergipe, através do Gabinete da primeira-dama, trouxe, de forma inédita, o programa para o estado, que já passou por Canindé do São Francisco e Itabaiana. Em Propriá, três mil alunos foram assistidos e 250 professores das redes municipal e estadual capacitados.

Eliane Aquino participou da gravação do programa da ESPN sob o comando do apresentador João Carlos Albuquerque. Durante a entrevista, Eliane enfatizou que a situação da infância no Brasil é problema de todos. “A gente sabe o quanto a educação é fundamental para resolver essa problemática. O papel do estado é exatamente fazer um pouquinho do que a gente faz com a Caravana, é fazer parceria, trazer professores e dar para eles a ferramenta da informação, e dizer para eles que é possível educar sim uma criança. A gente tem a plena consciência de que não consegue fazer mudança se essa mudança não passar pela transformação dos professores, pela valorização profissional”.

A primeira-dama relatou ainda a questão da conscientização ambiental e o combate às drogas como temas de debates nas escolas. “Vejo os quesitos meio ambiente e drogas muito longe das escolas em termos de conteúdo, para que as crianças comecem a lidar com esses temas desde pequenos. O que mais me preocupa é a força do crack, que está entrando muito fortemente na vida de nossas crianças cada vez mais cedo e que entra nas comunidades carentes, tirando o jovem da escola e do seio familiar. A população ainda está meio de braços cruzados. É preciso gerar informações nas escolas a respeito do poder degradativo do crack, para que elas tenham poder de conscientização”.

Ainda em sua explanação, Eliane disse que as Caravanas despertam brilho nos olhos das crianças e dos adolescentes que participam. “Sabemos que as Caravanas em praça pública, motivam, emocionam e transformam. Esse programa tenta fazer com que essas crianças sejam formadores de opinião desde cedo e o Estado e a Prefeitura têm papel fundamental nessa transformação. Quando as crianças saem daqui, percebemos brilho nos olhos delas”, finalizou.

Para o prefeito de Propriá, Paulo Brito, mesmo com as chuvas foi possível realizar um grande evento. “Apesar dos contratempos meteorológicos que tivemos, a Caravana foi um sucesso. Esperamos que, doravante, não possamos perder esta ideia bonita, porque senão, tudo que foi realizado nesses três dias, não terá valido a pena. A prefeitura e o Governo do Estado abraçaram esta ideia e levaremos adiante”.

Atletas renomados

A Caravana contou com as presenças de atletas renomados, a exemplo do ex-craque dos gramados, Sócrates, além da ex-jogadora de vôlei, Ana Lúcia, e do atleta de handebol, Guilherme Rosa, que conquistou o ouro nos jogos Pan-Americanos do Rio em 2007. Sócrates falou sobre o esporte para a educação e o desenvolvimento humano. “É um grande aprendizado e acreditamos que o esporte é fundamental para mudar o país. E a Caravana está dando a sua contribuição para a promoção do esporte para as nossas crianças, porque esporte é sinônimo de saúde também. São as duas áreas mais sensíveis da nossa sociedade. Se um dia conseguirmos educar nossas crianças com saúde, mudaremos o nosso país”, declarou Sócrates.

Sucesso em todo o Brasil

Atuante em 44 municípios de todo o país em cinco anos de existência, as Caravanas do Esporte e da Música são realizadas sob a forma de cursos de formação pedagógica para professores e atividades para crianças e adolescentes. As oficinas, destinadas ao público infanto-juvenil, são promovidas pelos próprios educadores inscritos nos cursos. Ao fim de cada Caravana, um documentário é produzido e exibido nacionalmente, onde são mostrados tanto a atuação das caravanas como a realidade da criança e do adolescente no Brasil. “Já são 103 mil crianças e 11.500 professores capacitados em todo o país. Posso dizer que essas caravanas estão transformando a realidade da infância”, completou Alexandre Arena, um dos coordenadores do programa.

As caravanas fazem parte do programa Selo Unicef Município Aprovado, projeto destinado a incentivar, nas cidades do semiárido brasileiro, a realização de políticas públicas para a garantia dos direitos da criança e do adolescente. De acordo com Alexandre Arena, a metodologia do programa consiste em promover projetos de impacto social e, depois, delegar à sociedade e ao poder público metas a cumprir dentro de um período de dois anos. “A Caravana veio a Propriá com o intuito de falar sobre a importância do esporte e a gente acaba tendo um momento de colaborar com a construção de uma sociedade onde as pessoas possam conviver com mais harmonia. É uma semente que fica nas mentes dos alunos e professores através do esporte”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.