Reunião entre governos federal e estadual discute políticas de desenvolvimento industrial
Avaliar como os instrumentos da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), podem auxiliar o desenvolvimento das potencialidades do Estado de Sergipe. Este é o objetivo dos encontros dos dias 8 e 9 de abril, os quais reúnem representantes do setor industrial com os Governos Estadual e Federal, na cidade de Brasília. A reunião faz parte do projeto Rede Nacional de Política Industrial (Renapi), desenvolvido pela ABDI, que promove os encontros entre setores dos estados de todo o Brasil. O primeiro estado a participar desta ação foi o da Paraíba e os próximos serão o do Ceará e o de Goiás.
Do encontro de Sergipe participam representantes da Federação das Indústrias do Estado (Fies), da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec); além de gestores da PDP, com o propósito de manter atualizados os elaboradores e executores de políticas públicos a respeito de potencialidades, interesses e ações de desenvolvimento industrial dos Estados.
Segundo a diretora técnica da Sedetec, Sudanês Barbosa, Sergipe já vem trabalhando com uma política de desenvolvimento industrial que utiliza instrumentos que pretendem mudar o panorama da economia sergipana. “Os encontros entre instituições são importantes e contribuem com o que já é feito, na medida em que trabalham com o objetivo de unir equipes para traçar estratégias comuns de aplicação de ações conjuntas”, opina. Na pauta da reunião com Sergipe estão temas como ampliação das exportações, fortalecimento das MPES, sistema agroindústria, biotecnologia, têxtil e vestuário, complexo de serviços e construção civil.
De acordo com Rodrigo Rocha, coordenador do Núcleo de Informações Econômicas da Fies, a atividade é uma ótima oportunidade para que o setor industrial de Sergipe possa definir os responsáveis pela execução da Política de Desenvolvimento Produtivo; quais instrumentos da PDP são prioritários para o desenvolvimento das indústrias sergipanas, possibilitando a efetiva implantação desta Política no Estado.
O coordenador da Renapi, Paulo Lacerda, explica que a intenção é difundir, incentivar e monitorar o acesso aos instrumentos da Política Industrial nos estados, municípios, indústrias, instituições empresariais e sociedade civil, para contribuir no desenvolvimento da estrutura produtiva regional.
“Esta articulação entre órgãos é muito importante para a elaboração e execução de políticas públicas que realmente reflitam as necessidades dos Estados”, afirma Clayton Campanhola, diretor da ABDI.
Núcleos Renapi
O Núcleo Renapi de apoio à implantação da PDP é uma instância que visa coordenar e articular ações entre Governo Estadual, Federal e iniciativa privada em benefício da indústria. Em 2010, a Renapi completou 15 Núcleos instalados, sendo o mais recente o do estado do Maranhão, implantado no dia 10 de fevereiro. Hoje, a Renapi está no Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]