[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a tarde desta sexta-feira, dia 08, o bloco carnavalesco formado por crianças, adolescentes e mães assistidos pela Prefeitura de Aracaju, através da SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania-, desfilaram pelas ruas do bairro América. São famílias participantes do projeto do NAF – Núcleo de Apoio à Família.
O desfile saiu da sede do NAF, no Centro Social Dom José Vicente Távora, e percorreu várias ruas do bairro América, ao som de marchinhas de carnaval, como Cabeleira do Zezé e Jardineira. Durante o percurso, moradores e comerciantes eram atraídos para a rua para ver o desfile.
Segundo a assistente social do projeto, Lizandra Vieira, a idéia surgiu a partir do trabalho desenvolvido com a psicóloga Silvana Barros nas oficinas de trabalhos manuais. “Iniciamos confeccionando as máscaras, mas o trabalho cresceu e passamos a pensar em um desfile”, diz assistente social. Faltava apenas o som para o bloco sair. “Um morador da comunidade emprestou os instrumentos da associação do bairro que estavam abandonados e alguns meninos do NAF se dispuseram a tocar”, acrescenta. As próprias crianças do projeto formaram a bateria que animou o bloco.
A assistente social explica que a idéia era mostrar às crianças que o desfile era uma oportunidade de eles sentirem orgulho do lugar onde eles moram. “Queríamos mostrar que aqui não é somente lugar de violência e drogas”, diz. Para Diego Mendonça da Silva, 14 anos, um dos participantes da bateria, é muito bom desfilar em um bloco de carnaval. “Mesmo há poucos dias participando do NAF, estou gostando muito”, afirma.
As mães, que também participam do núcleo, participaram do evento. “Estou achando maravilhoso e relembrando o tempo antigo”, afirma a dona-de-casa Luciene Maria Oliveira. Para Maria José Jesus Santos, participar do NAF é está aprendendo coisas novas. Além dela, seis filhos participam do Núcleo. “É melhor colocar as crianças aqui do que deixar em casa se expondo aos problemas que existem no mundo. Aqui eles aprendem alguma coisa para o futuro”, afirma.
“Esse desfile foi a oportunidade deles se divertirem e mostrar às pessoas do bairro os frutos do trabalho desenvolvido aqui no NAF”, afirma Lizandra Vieira.
O núcleo funciona de segunda à sexta, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas e atende famílias, crianças e adolescentes, adultos e idosos do bairro. Atualmente são atendidas 215 famílias e 160 crianças e adolescentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.