[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Através da Lei nº 6.580 de 06 de abril de 2009, foi instituído o Dia Estadual do Livro em Sergipe, em homenagem ao ilustre mestre Epifânio Dória. Para comemorar esta data, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através do Comitê Sergipano do Proler, realiza o Ponto de Encontro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura, com o tema, ‘Leitura e escrita, compromisso de quem?’.

O evento acontece no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED), e conta com uma programação de palestras, homenagens e rodas de leituras, voltadas para os  professores, bibliotecários, estudantes, mediadores de leitura, gestores de bibliotecas e amantes do livro, da leitura e literatura.

Para a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, discutir as diretrizes da leitura e escrita é sempre muito importante, pois as dimensões vão além dos espaços físicos. “Para tudo na nossa vida precisamos da leitura. E nós, enquanto gestores públicos, temos a obrigação de ampliar o contato das pessoas com o livro, e com a leitura. O Proler tem uma importância muito grande porque incentiva a leitura e escrita para os nossos jovens e para educadores. Num encontro como esse, temos o estímulo necessário para uma das atividades que mais ajudam as pessoas a se transformar em cidadãos: a leitura, a grande ferramenta de assimilação do mundo”, afirma.

O encontro do Proler é também motivo para celebrar duas datas importantes para a política de livro e leitura no Estado, o Dia Estadual da Leitura, e o aniversário de Epifânio Dória. “Hoje é um dia especial, tanto para a biblioteca, como também para o Estado porque o governador instituiu o dia 7 de abril como Dia Estadual do livro, o que para nós, é motivo de muita satisfação. Esse é um momento propício para a gente informar aos nossos professores, estudantes, bibliotecários, gestores e amantes do livro e da leitura a importância que o livro tem na nossa vida.”, comentou a diretora da BPED, Sônia Carvalho.

Proler

O Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura), vinculado à Fundação Biblioteca Nacional, órgão do Ministério da Cultura, foi criado em 13 de maio de 1992, através do Decreto Presidencial nº 519, para promover ações de incentivo à leitura, através de comitês espalhados pelos estados brasileiros.

Em Sergipe o Proler atua através do Comitê Sergipano do Proler, mediante convênio firmado entre a Fundação Biblioteca Nacional e a Secretaria de Estado da Cultura. O Comitê Sergipano, instituído em 1997, tem o objetivo de promover ações estratégicas de articulação e valorização de práticas leitoras, entendendo ser o caminho para se formar cidadãos crítico e atuante no meio onde vivem. A promoção da leitura tem efeito multiplicador, o que faz novos parceiros se integrar ao Programa.

“Eu tenho um contato com o Proler há muitos anos, através da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Me mudei recentemente para Sergipe, e tive esse reencontro com o Proler. Estou muito feliz em fazer parte do comitê e poder assistir as reuniões e trabalhar também no planejamento das ações do programa”, declarou a professora doutora do Departamento de Letras da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Maria Aparecida Ribeiro, que ministrou uma palestra sobre a leitura e a escrita na sociedade contemporânea.

O estudante do terceiro período de Biblioteconomia da UFS, Thiago Pinheiro, participa do encontro do Proler pela segunda vez e aprova a iniciativa. “Participei ano passado do encontro do Proler e achei extremamente produtivo, e neste ano eu quis participar de novo, pois para qualquer pessoa esse encontro tem muito a acrescentar, principalmente para quem atua na área da leitura”, concluiu o estudante.

Programação

TARDE

14h – Comunicação: Epifânio Dória e a Intelligentsia Sergipana

          Prof. Ronaldo José Ferreira

14h30 às 18h – Rodas de leitura
 

1- Cinema

    Mediador: Profº Wolner Nascimento Santos/Sesc

2 – Ilustração Infanto Juvenil

     Mediadora: Escritora Geane Caldas/Seed

3 – Conto e Poesia

     Mediadora: Profª Maruze Reis/Semed

4 – Mídia Impressa

     Mediadora: Profª Msc. Ester Mambrini/Unit

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.